Caminho Único | 1x06 - "Respect" [MID-SEASON FINALE]


Uma obra de: João Paulo Ritter

Ler no Google Drive / Baixar em PDF:




CENA 1 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.VESTIÁRIO MASCULINO


RAFAEL está de pé, perto dos armários, vestindo somente a toalha de banho enrolada em sua cintura.


LEONARDO entra no vestiário e quando vê RAFAEL meio que leva um susto e dá dois passos para trás.


LEONARDO
(Envergonhado)
— Me desculpa, eu pensei que o meu irmão estivesse aqui. Eu não vi nada, hein! Eu já estou... Eu já estou saindo.


LEONARDO fica de costas para sair.
RAFAEL sorrindo de canto dá dois passos para frente.


RAFAEL
(Sorrindo malicioso)
— Hey! Viadinho, espera aí.


RAFAEL se aproxima mais. LEONARDO se vira para frente, com sua cara fechada.


LEONARDO
(Olhando RAFAEL)
— O que diabos você quer, garoto?


RAFAEL
(Sorrindo malicioso, falando baixo)
— Sabe o que é muito bom de se fazer depois de se exercitar como eu fiz?


LEONARDO
(Olhando RAFAEL)
— Não, o quê?


RAFAEL segura a mão de LEONARDO.


RAFAEL
(Sorrindo malicioso)
— Bater uma e fica muito melhor com uma mãe amiga.


RAFAEL coloca a mão de LEONARDO sobre o volume que estava na sua toalha. Assustado LEONARDO retira a mão rapidamente.


LEONARDO
(Assustado)
— Mas que merda é essa?


RAFAEL
(Falando baixo)
— Qual é? Você gosta disso, não é? Me diz que você não me quer secretamente.


LEONARDO
(Assustado)
— Eu acho que é ao contrário... Eu tenho que ir... Isso está estranho.


LEONARDO sai rápido do vestiário.
RAFAEL balança a cabeça de forma negativa e em seguida dá um soco em um dos armários.


CENA 2 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO


LEONARDO está sentado sozinho, em seguida chega AUGUSTA e senta a sua frente, ela percebe que o garoto está muito pensativo e o observa antes de perguntar.


AUGUSTA
(Curiosa)
— Aconteceu alguma coisa? Você está com essa expressão de pensativo.


LEONARDO olha de vagar para AUGUSTA, com seu olhar perdido.


LEONARDO
(Avulso)
— O quê?


AUGUSTA ri.


AUGUSTA
(Rindo, observando LEONARDO)
— Eu que tenho que perguntar “O quê?”. Cara, você dormiu bem? Tá todo pensativo e quieto, aconteceu alguma coisa que te deixou assim?


LEONARDO
(Olhando AUGUSTA)
— Ah não, não... Eu só estava me lembrando de uma coisa que... Que eu vi ontem na... Na internet.


AUGUSTA
(Olhando LEONARDO, confusa)
— Okay.


NÁDIA e MIRIAM chegam e se sentam a mesa, as duas estão com uma expressão de poucos amigos.


AUGUSTA
(Olhando MIRIAM)
— Aconteceu alguma coisa?


NÁDIA
(Com raiva)
— Sim! Vocês lembram aqueles dias em que eu fiz um trabalho sobre a minha religião? A Umbanda?


LEONARDO e AUGUSTA
(Juntos)
— Claro, claro...


LEONARDO
(Olhando NÁDIA)
— Por que está falando sobre isso?


NÁDIA
(Com raiva)
— Porque espalharam cartazes e pichações sobre mim e as minhas crenças!


MIRIAM
(Falando alto)
— Estão chamando ela de macumbeira! (Baixa o tom) E isso é a pior coisa que escreveram nas paredes da escola. Como vocês não perceberam?


AUGUSTA
(Olhando MIRIAM)
— Viemos direto pelo o corredor A3. Entramos pelo os fundos.


NÁDIA
(Olhando AUGUSTA)
— Então a gente vai mostrar para vocês.


CORTA:


CENA 3 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


MIRIAM, AUGUSTA, LEONARDO e NÁDIA estavam de frente para a parede do prédio do segundo ano.


AUGUSTA
(Olhando para a parede)
— Bem, eu nem sabia que algum desses “nomes” existiam de verdade. (Suspira)


LEONARDO
(Olhando NÁDIA)
— Vocês sabem quem pode ter feito isso? Digo, algum aluno super religioso que acredita que só a sua crença é verdadeira? Ou alguma pessoa que te odeia?


NÁDIA caminha até o banco que estava vazio e senta, AUGUSTA, LEONARDO e MIRIAM a seguem.


NÁDIA
(Olhando AUGUSTA, LEONARDO e MIRIAM)
— A Michelle, mas ela não faria isso, tipo pichação.


LEONARDO
(Confuso)
— Por que a Michelle odeia a gente mesmo?


MIRIAM
— Uma longa história, deixa para lá.


MIRIAM senta ao lado de NÁDIA.


MIRIAM
(Cont’)
— No primeiro ano, a gente teve uma longa briga com a Michelle, em resumo... Bem, aquela vadia nunca mais vai usar um conjunto de biquíni de novo durante toda a vida dela.


LEONARDO
(Confuso, olhando MIRIAM)
— Okay, mas se não acham que foi a Michelle quem poderia ter feito isso?


NÁDIA
— Eu não faço a mínima ideia. (Dá de ombros e levanta) Vamos deixar isso para depois, daqui a pouco o sinal bate para entrarmos.


CENA 4 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.SALA 103


LEONARDO e MIRIAM estão sentados reunidos no fundo da sala com um grupo de quatro estudantes ao todo. Estão fazendo um trabalho de geografia que envolve desenhar mapas em papel vegetal.


MIRIAM está inclinada contornando o desenho do mapa, LEONARDO está ao seu lado segurando as outras canetas.


MIRIAM
(Olhando para o papel vegetal)
— Eles começaram a namorar? Tão rápido assim, nossa... (Olha para LEONARDO) Como você se sente em relação a isso?


LEONARDO
(Olhando para MIRIAM)
— Eu estou... Na verdade, estou bem puto com o meu irmão. Por primeiro: Entrar em uma relação com alguém tão rápido assim e por segundo; essa pessoa ser a Michelle!


MIRIAM
(Sorrindo torto)
— Deve ser horrível mesmo. (Suspira) Mas então, com que cor vamos classificar os diferentes níveis da terra? (Sorri)


LEONARDO mostra as canetas verde, amarelo, vermelha e marrom.


LEONARDO
(Sorrindo)
— Essas estão boas?


MIRIAM
(Sorrindo)
— Perfeito!


CENA 5 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 2º ANO.SALA 201


A câmera está mostrando MATHEUS de perto, ele está sentado e mexendo escondido em seu smartphone, atrás dele podemos ver MICHELLE também mexendo escondida em seu smartphone.


AS MENSAGENS DE TEXTO DE MICHELLE E MATHEUS VÃO APARECENDO NA TELA CONFORME ELES VÃO ENVIANDO.


MATHEUS: O q vc quer fazer depois da escola?


MICHELLE: Ñ sei.
Vamos bater perna no centro da cidade?


MATHEUS: Eu não sei, tenho que ver se vou ter dinheiro para voltar pra casa de ônibus.


MICHELLE: kkkkkk
Bobo.
Eu pago a sua passagem, não se preocupa.


MATHEUS: Nossa, eu não sei...


MICHELLE: Sem machismos, pfvr Matheus.


MATHEUS: Ahm...
Okay então


MATHEUS sorri olhando para a tela do smartphone.


CENA 6 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO


RODRIGO entra no refeitório, procurando alguém, quando ele vê a mesa onde estão LEONARDO, AUGUSTA, MIRIAM e NÁDIA ele sorri e anda depressa até eles. RODRIGO senta ao lado de AUGUSTA, de frente para LEONARDO.


NÁDIA
(Olhando para RODRIGO)
— Nossa, bom dia para você também campeão.


RODRIGO
(Sorrindo para NÁDIA)
— Bom dia.


MIRIAM
(Pensativa, olhando RODRIGO)
— Ultimamente você anda se sentando muito com a gente. Alguma razão em especial?


AUGUSTA e NÁDIA ficam olhando para RODRIGO, LEONARDO continuava a comer o que estava comendo, em silêncio.


RODRIGO olha para LEONARDO e sorri.


RODRIGO
(Sorrindo)
— Nada em especial.


NÁDIA suspira.


NÁDIA
— Mas enfim, continuando aquele nosso assunto: Eu fui falar com a diretora sobre esses comentários espalhados pela a escola.


MIRIAM
(Olhando NÁDIA)
— Mas e daí, o que ela disse?


NÁDIA
— Ela disse que não poderia fazer nada porque não tinha como saber quem foi que fez as pichações e os cartazes.


AUGUSTA
— E essa escola não tem câmeras de segurança, então né.

LEONARDO levanta de sua cadeira.


LEONARDO
(Olhando para seus amigos)
— Meu irmão me mandou mensagem, ele quer falar comigo... Mais tarde a gente se encontra meninas.


LEONARDO manda um beijo para todos e em seguida sai às pressas.


CENA 7 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


LEONARDO chega a quadra de esportes e vê RAFAEL terminando de arrumar uma das goleiras. RAFAEL vê LEONARDO e sorri.


RAFAEL
(Sorrindo)
— O seu irmão está no depósito.


LEONARDO
(Sorrindo)
- Obrigado.


LEONARDO caminha até o depósito.


CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DEPÓSITO


LEONARDO entra no depósito, caminhando por ali e procurando por MATHEUS, então a porta fechando faz um grande barulho e rapidamente LEONARDO olha para trás e vê RAFAEL parado e sorrindo.


LEONARDO
(olhando RAFAEL)
— Ah não... Me deixa sair daqui.


RAFAEL
(Sorrindo)
— Por quê? A gente pode se divertir tantos sozinhos.


LEONARDO
(Rindo nervoso)
— Eu acho que já deixei bem claro mais cedo que eu não quero me divertir assim com você. Agora eu tenho que ir.


LEONARDO caminha rapidamente para a saída e quando vai passar por RAFAEL ele segura seu braço.


LEONARDO
(Olhando RAFAEL)
— Me solta!


RAFAEL puxa LEONARDO e segura sua mão e logo em seguida lhe rouba um beijo.


LEONARDO empurra RAFAEL e fica o observando assustado, saí correndo em seguida.


CENA 9 – EXT.DIA
SHOPPING.2º ANDAR.CINEMA


MICHELLE e MATHEUS estão na fila da bilheteria de mãos dadas, em pouco tempo eles compram os ingressos e vão comprar pipoca e refrigerante.


CENA 10 – INT.DIA
SHOPPING.2º ANDAR.CINEMA; SALA 02


MATHEUS e MICHELLE entram na sala e sentam em uma fileira do meio, se ajeitam na cadeira enquanto outras pessoas vão entrando no cinema.


MATHEUS
(Sorrindo)
— Eu não sabia que você gostava desse tipo de filme.


MICHELLE
(Sorrindo)
— Acho que tem muitas coisas que você ainda não sabe sobre mim. Sinceramente, eu estou louca para te surpreender.


MICHELLE se aproxima e beija MATHEUS.


MICHELLE e MATHEUS voltam a olhar para a tela depois do beijo.


MICHELLE
(Olhando para a tela; sussurrando)
— O teu irmão não gosta muito da ideia do nosso namoro, não é mesmo?


MATHEUS
(Olhando para a tela; sussurrando)
— Não, ele não curtiu muito isso.


MICHELLE
(Olhando para a tela; sussurrando)
— Que pena.


MICHELLE deixa um sorriso escapar, MATHEUS não percebe.


CENA 11 – INT.NOITE
CASA DE MATHEUS E LEONARDO.QUARTO DE LEONARDO


LEONARDO está deitado em sua cama, abraçando o seu travesseiro e deitado de bruços.


Ao fundo está tocando pelo notebook de LEONARDO a música Ghosttown – MADONNA.


A IMAGEM VAI FICANDO TURVA ATÉ CORTA PARA:


CENA 12 – EXT.DIA.FLASHBACK
ESCOLA FUNDAMENTAL FLORES DA CEREJEIRA.CORREDOR PRINCIPAL


Um LEONARDO mais novo está andando com um monte de livros em seus braços, quase invisível entre os outros alunos, quando esbarram nele e ele derruba os seus livros.


BERNARDO aparece e se agacha para ajudar LEONARDO, ambos sorriem um para o outro.


CENA 13 – INT.DIA.FLASHBACK
ESCOLA FUNDAMENTAL FLORES DA CEREJEIRA.QUADRA


LEONARDO e BERNARDO estão no centro da tela, ao fundo o baile acontecendo está fora do foco.


LEONARDO
(Sorrindo para BERNARDO)
— Eu te amo...


BERNARDO
(Sorrindo para LEONARDO)
— Pensei que fosse demorar mais para me responder.


Os dois riem e em seguida se beijam.


A IMAGEM VAI FICANDO TURVA ATÉ CORTAR PARA:


CENA 14 – INT.NOITE
CASA DE MATHEUS E LEONARDO.QUARTO DE LEONARDO


LEONARDO continua deitado de bruços em sua cama, abraçado com seu travesseiro, mas agora lágrimas saem pelos seus olhos.


FADE OUT


FADE IN


CENA 15 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


MIRIAM está de frente para a parede do prédio do primeiro ano, MOSTRA os cartazes falando sobre a sexualidade de LEONARDO e a religião de NÁDIA.


MIRIAM
(Sussurrando)
— Ai meu Deus!


CENA 16 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.FACHADA


MATHEUS e LEONARDO estão chegando a escola juntos, MIRIAM sai pelo o portão principal correndo e para na frente dos irmãos.


LEONARDO
(Olhando MIRIAM)
— Aconteceu alguma coisa? Você está pálida, viu um fantasma foi isso?


MIRIAM
(Olhando LEONARDO)
— É muito pior do que isso.


LEONARDO e MATHEUS trocam olhares confusos.


CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


Mostra a parede com os cartazes com piadas sobre LEONARDO e NÁDIA, em seguida mostra LEONARDO, MATHEUS e MIRIAM parados de frente para a parede. LEONARDO calmo, MATHEUS bravo e MIRIAM preocupada.


MATHEUS
(Bravo)
— Quem foi que fez isso?!


MIRIAM
(Olhando MATHEUS)
— Provavelmente o mesmo desconhecido que fez as piadas com a Nádia...


LEONARDO está olhando pensativo para os cartazes.


LEONARDO
(Perdido)
— Eu tenho que ir...


LEONARDO sai dali, indo pelo o caminho para o Corredor A3.


MIRIAM
(Olhando LEONARDO ir)
— Mas para onde ele vai?


MATHEUS
(Com raiva olhando os cartazes)
— Eu não sei, mas quando eu descobrir quem está fazendo isso com o meu irmão...


MATHEUS fecha seus punhos com força.
MIRIAM suspira arrependida.


CENA 18 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


RAFAEL está sozinho na quadra, limpando as poças de água com um rodo que ficaram da chuva da noite anterior. LEONARDO entra em cena caminhando as pressas até RAFAEL, demonstrando estar irritado.


LEONARDO
(Olhando fixo para RAFAEL)
— É você!


RAFAEL para de fazer o que está fazendo e olha LEONARDO.


RAFAEL
(Confuso)
— Do que você está falando?


LEONARDO
(Bravo, olhando RAFAEL)
— Dos cartazes! Foi você, não foi? Por que ontem começaram a aparecer sobre a Nádia, fazendo piadas sobre a religião dela e hoje, um dia depois de eu te dar dois foras... Apareceu um cartaz sobre mim.


RAFAEL fica em silêncio e volta a limpar a quadra.


LEONARDO
(Indignado)
— Você é um filho da puta!


RAFAEL joga o rodo que estava usando longe e com raiva se aproxima de LEONARDO.


RAFAEL
(Apontando o dedo na cara de LEONARDO)
— Olha aqui seu viadinho, você toma cuidado com a maneira que você fala comigo! Se não eu quebro essa tua cara, você me entendeu bem?!


LEONARDO
(Desafiador)
— Engraçado, mas ontem à tarde você queria que eu cavalgasse em você!


LEONARDO ri de forma debochada.
RAFAEL dá um soco em LEONARDO e ele cai sentado no chão.


RAFAEL avança para cima de LEONARDO e em seguida CORTA PARA:


CENA 19 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO


LEONARDO está sentado na pia de mármore, NÁDIA está a sua frente limpando os seus ferimentos com um algodão e ao seu lado está um kit básico de primeiros socorros.


LEONARDO
— Que sorte você ter um kit de primeiros socorros. (Ri) Ai, ai...


NÁDIA ri baixinho.


NÁDIA
(Limpando a ferida na boca do LEONARDO)
— Depois que a minha prima foi apedrejada quando estava saindo do terreiro que a gente frequenta... Bem, eu não gosto de andar armada e então pensei que um kit de primeiros socorros seria uma boa.


LEONARDO
(Olhando NÁDIA)
— Você é muito esperta, sabia?


NÁDIA ri e em seguida joga o algodão no lixo e coloca um curativo no canto da boca de LEONARDO.


NÁDIA
(Guardando as coisas do seu kit)
— Então, você vai contar para o seu irmão né? Aliás, por que o Rafael estava batendo em você? Leonardo, você precisa me contar o que aconteceu na quadra.


LEONARDO suspira e com um pulo sai de cima da pia.


LEONARDO
(Olhando NÁDIA)
— Eu tenho certeza que foi ele quem espalhou esses cartazes e então fui confrontá-lo.


NÁDIA
— Por que você fez isso? Foi corajoso, mas estúpido... (Suspira) Como você tem certeza que foi ele?


NÁDIA cruza seus braços, encarando LEONARDO com uma expressão de curiosidade.


LEONARDO
(Sorrindo nervoso)
— Ontem, ele tentou duas vezes ficar comigo... Acho que era mais do que beijos, ele queria sexo... Mas eu o dispensei duas vezes e então, no dia seguinte, hoje! Aparecem cartazes sobre mim? E quando confrontei, ele meio que confirmou.


NÁDIA
(Surpresa)
— O Rafael? Nossa, mas a gente tem que contar para mais alguém, levar isso para a diretoria!


LEONARDO
(Decidido)
— Não, não! Eu acho que tem mais alguém que está ajudando ele, eu só quero descobrir quem é essa outra pessoa e então, depois disso a gente conta para todo mundo!


NÁDIA suspira olhando para LEONARDO.


CENA 20 – INT.NOITE
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.SALA DE ESTAR


AUGUSTA e SABRINA estão sentadas no sofá, assistindo a um filme na televisão, um balde de pipoca está no colo de AUGUSTA. SABRINA está com a cabeça encostada no ombro de AUGUSTA.


SABRINA
(Olhando para a TV)
— Não acredito que você me convenceu de novo a assistir Star Wars, cara. (Ri)


AUGUSTA
(Olhando para a TV)
— Star Wars é uma ótima saga, okay?


AUGUSTA ri e come um pouco de pipoca.


RODRIGO entra na sala pelo o corredor que leva aos quartos.
RODRIGO fica observando a irmã e a namorada.


RODRIGO
(Olhando AUGUSTA e SABRINA pelas as costas)
— O que vocês estão fazendo?


AUGUSTA olha para RODRIGO.


AUGUSTA
— Você é cego?


AUGUSTA volta a olhar para TV.


RODRIGO recebe uma notificação em seu smartphone e então o tira do bolso para ver, sua expressão fica séria de repente.


RODRIGO
(Sério)
— Desliguem a televisão, pausem, sei lá! Vocês também receberam isso?


RODRIGO corre até o sofá e senta entre AUGUSTA e SABRINA, mostrando a tele do seu smartphone para as duas. Uma página do Facebook atacando LEONARDO e NÁDIA.


SABRINA depois de olhar a tela muda seu olhar para AUGUSTA e depois para RODRIGO, por fim volta a olhar a tela do aparelho.


SABRINA
(Sussurrando)
— Quem seja a pessoa que estava atacando os dois, agora pegou muito pesado.


AUGUSTA
(Preocupada)
— Eu sei... Eu vou ligar para Nádia e para o Leonardo, ver se eles já sabem disso.


AUGUSTA levanta do sofá.


MOSTRA A TELA DO SMARTPHONE.


FADE OUT


FIM DO EPISÓDIO 6.

ELENCO DO EPISÓDIO:


Rodolfo Valente (Leonardo)
Camila Mendes (Miriam)
Rafael Vitti (Matheus)
Nicolas Prattes (Rodrigo)
Wendy Son (Michelle)
Giullia Buscacio (Augusta)
Alice Wegmann (Sabrina)
Jeniffer Nascimento (Nádia)
Brenno Leone (Rafael)

Participação especial: Pedro Malta como BERNARDO

CONTINUA...

VOLTA DIA 03/05/2017

Comentários