Caminho Único | 1x11: "Só Hoje"


Uma obra de: João Paulo Ritter

Ler no Google Drive / Baixar em PDF:

CENA 1 – EXT.DIA
CLUBE DESPORTIVO MUNICIPAL.QUADRA DE FUTEBOL 1

A torcida para o time da Escola Comunitária Caminho Único estava animada assistindo ao jogo.

NÁDIA, RODRIGO e MIRIAM estão sentados nesta ordem. NÁDIA está segurando um cartaz de apoio para o time da escola.

MIRIAM
(Para RODRIGO)
— Você não sente falta de estar ali no campo?

RODRIGO dá de ombros antes de responder.

RODRIGO
— Não… Eu estou bem sendo só um telespectador comum.

NÁDIA
— Augusta nos contou que você tem saído muito com o Leonardo, então vai rolar namoro ou só rolo?

RODRIGO ri.

MIRIAM
— Bem, se vocês acabarem namorando, ele vai ter para quem torcer no ano que vem já que a Michelle torce para o irmão dele agora.

RODRIGO
— Isso é sério? Eu não sei se o objetivo do Leonardo é torcer para o namorado que está no time de futebol da escola.

NÁDIA
— Ah, mas o Leo é assim… Um grande estereotipo de um adolescente de uma série norte-americana.

MIRIAM
— Ele iria amar.

RODRIGO
— Hmmm…

RODRIGO fica pensativo.

NÁDIA
(Animada)
— Uuuh! Olha só, as líderes de torcida da escola estão entrando para a apresentação dalas no intervalo do jogo.

RODRIGO
— Um casal gay entre um jogador de futebol e um líder de torcida é mesmo assim considerado um estereotipo?

MIRIAM
— Sim, mas um com representatividade e basicamente isso é o que importa atualmente.

MIRIAM sorri.

NÁDIA
— Calem a boca, eu quero prestar atenção na apresentação.

CENA 2 – EXT.DIA
CLUBE DESPORTIVO MUNICIPAL.QUADRA DE FUTEBOL 1

A equipe de líderes de torcida se posicionam no campo, com MICHELLE e LEONARDO na frente comandando a coreografia.

Começa a tocar uma versão pop da música These Boots Are Made For Walkin’.

A coreografia da apresentação presta uma homenagem ao vídeo clássico da Nancy Sinatra e termina com toda a equipe reunida em uma posse meio As Panteras.

NÁDIA
(V.O)
— Espero que não usem essa apresentação nas competições do ano que vem…

CENA 3 – EXT.DIA
CLUBE DESPORTIVO MUNICIPAL.PÁTIO DA FRENTE

RODRIGO está parado esperando por LEONARDO, no fundo estão os alunos da escola e alguns professores.

LEONARDO entra em cena ao lado da equipe de líderes de torcida e o time de futebol, quando ele vê RODRIGO sorri e corre para os seus braços. SERENA olha torto para a cena e se afasta.

LEONARDO
(Animado)
— Então, o que você achou da apresentação? Eu espero estar super afiado para o ano que vem!

RODRIGO
— Ficou muito bom… Uma ótima homenagem, Nancy Sinatra deve estar… Ela já morreu, certo?

LEONARDO ri.

LEONARDO
(Sorrindo)
— Então vamos sair hoje de novo? Eu estou animado, quero comemorar e gastar meus últimos centavos.

LEONARDO animado começa a bater palmas.

RODRIGO
— Claro, onde você quer ir?

Em seguida a câmera se afasta de RODRIGO e LEONARDO em uma transição Swish para cortar para próxima cena.

CENA 4 – EXT.DIA
CLUBE DESPORTIVO MUNICIPAL.PÁTIO DA FRENTE

AUGUSTA, NÁDIA, SABRINA e MIRIAM estão conversando em um canto longe da multidão.

AUGUSTA
— Temos que colocar ela contra a parede como fizemos com a Serena, só assim a Michelle vai abrir a boca.

MIRIAM
— Mas como vamos gravar?

NÁDIA
— Com um celular isso não vai ser nenhum problema.

MATHEUS chega de repente.

MATHEUS
— Sabrina… Você viu a Michelle por aí?

SABRINA dá uma conferida pelo o local, procurando MICHELLE com os olhos.

SABRINA
— Ela deve ter ido embora…

MATHEUS
— Mas ela nem falou comigo para dizer onde ia ou se despedir.

SABRINA dá de ombros.

MATHEUS
— Tudo bem. Obrigado mesmo assim.

MATHEUS saí dali.

AUGUSTA
— Será que ele vai terminar com ela quando descobrir?

CENA 5 – EXT.DIA
LANCHONETE

LEONARDO e RODRIGO estão sentados juntos a uma mesa, com os lanches que pediram já servidos e refrigerante para acompanhar.

RODRIGO está observando LEONARDO com um sorriso, LEONARDO olha estranho para ele porque estava mastigando, engole antes de perguntar.

LEONARDO
(Apontando para seu queixo)
— Tem ketchup no meu queixo?

RODRIGO ri.

RODRIGO
— Não… É que…

LEONARDO
— É que?

RODRIGO
— Bem… A gente está em que nível nisso tudo aqui?

LEONARDO fica um tempo em silêncio.

LEONARDO
— Bem, eu terminei o meu relacionamento moderno com o Henrique porque você deu a entender que queria ter algo, entre aspas, sério, então… Pensei que a gente estivesse namorando desde o segundo encontro.

RODRIGO ri aliviado.

RODRIGO
— Também pensei isso.

LEONARDO
— Então qual é o motivo desse papo?

RODRIGO
— Nada. Eu só queria ter certeza disso.

RODRIGO sorri mais calmo.

LEONARDO
— Agora você tem.

LEONARDO sorri e em seguida se inclina e dá um selinho em RODRIGO.

CENA 6 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.SALA 103

A PROFESSORA DE HISTÓRIA está de pé explicando a matéria para a turma, o quadro-negro está cheio de explicações sobre a Mesopotâmia.

PROFESSORA DE HISTÓRIA
— Então, como vocês podem ver pelo mapa na página 22, as regiões onde esses rios, que foram importantes para essas civilizações, se localizam, configuram uma lua crescente.

MOSTRA MIRIAM e LEONARDO sentados no fundo da sala de aula. MIRIAM na janela e LEONARDO ao seu lado. LEONARDO se inclina para o lado de MIRIAM.

LEONARDO
(Sussurrando)
— Está oficializado.

MIRIAM olha confusa para LEONARDO.

MIRIAM
(Confusa)
— O que está oficializado?

LEONARDO
(Sorrindo, sussurrando)
— Eu e o Rodrigo, estamos namorando… Oficialmente como eu já disse alguns segundos atrás.

MIRIAM
— Isso é maravilhoso!

PROFESSORA DE HISTÓRIA
— Silêncio, por favor…

LEONARDO e MIRIAM trocam olhares, segurando a risada. A PROFESSORA DE HISTÓRIA volta a dar sua aula.

CENA 7 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE INFORMÁTICA

SERENA está sentada em uma das cadeiras das mesas dos computadores, RAFAEL está sentado a sua frente em uma mesa. Os dois estão conversando sobre a prensa que AUGUSTA e SABRINA deram nela, onde acabou se revelando que MICHELLE começou os ataques virtuais.

RAFAEL
— Então você contou que fomos nós? Você abriu a sua boca. Agora eles vão nos entregar para a diretora!

SERENA
— Não, eles não vão.

RAFAEL revira os olhos sem paciência para aquela conversa.

RAFAEL
— E como você tem tanta certeza disso? Uhm?

SERENA
— Eu não citei o teu nome e também só disse que a Michelle quem começou tudo isso, mas se a Michelle quiser acabar com a gente também, eu tenho uma carta na manga.

SERENA sorri como se estivesse guardando um grande segredo, qual ela não deveria ter consciência da existência.
RAFAEL olha curioso para SERENA.

RAFAEL
— O que você sabe sobre a Michelle que pode ser usado assim?

SERENA
— Ela fez um aborto.

RAFAEL
(Surpreso)
— Como?

FADE OUT

SOM DE ALARME DE FINAL DE AULA

FADE IN

CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE INFORMÁTICA

A cena abre mostrando a porta da sala de informática trancada com uma cadeira na sua frente, em seguida a câmera caminha mostrando novamente RAFAEL e SERENA na mesma posição da cena anterior.

RAFAEL
(Sorrindo)
— Então nós temos uma carta na manga.

SERENA
— Sim, mas guarde isso para você até a gente poder usar contra a Michelle… E só vamos fazer se for preciso.

RAFAEL levanta as suas mãos como quem diz que entendeu.

SERENA
— Ótimo

SERENA levanta da cadeira e em seguida RAFAEL sai de cima da mesa com um pulo e agarra SERENA pela sua cintura.

SERENA
— O que você está fazendo?

RAFAEL
— A gente pode matar a aula aqui, não concorda? Podemos tirar muito proveito desse tempo.

SERENA coloco os seus braços sobre o ombro de RAFAEL e fica o encarando, até que sorri maliciosa e em seguida os dos se beijam.

CENA 9 – INT.NOITE
CASA DE LEONARDO E MATHEUS.SALA DE ESTAR

LEONARDO está sentado de lado no sofá com suas pernas cruzadas, o seu caderno está aberto em cima do móvel e três livros didáticos estão abertos ali também. A televisão está ligada ao fundo.

LEONARDO
(Sussurrando)
— Como eu odeio química…

MATHEUS entra em cena descendo a escada que fica ao fundo, atrás do sofá e perto da porta da frente.

MATHEUS
— Leo… A gente pode conversar ou você está muito ocupado?

LEONARDO olha para MATHEUS.

LEONARDO
— Okay, eu nunca vou entender química mesmo. Tira os livros daí e senta.

MATHEUS sorri e faz a volta no sofá, fecha os livros e os coloca no chão perto de LEONARDO.

MATHEUS
— Então… Você e a Michelle estão na mesma equipe…

LEONARDO
— Eu vou dizer isso mais uma vez, eu não sei porque ela está distante… Talvez sejam problemas na família, eu não sei e também nunca vou saber, eu não sou amigo dela.

MATHEUS fica em silêncio e em seguida se escorrega pelo sofá até ficar deitado. LEONARDO levanta do sofá em seguida, encarando MATHEUS.

LEONARDO
— Por que você não senta e conversa com a sua namorada?

MATHEUS solta um berro e depois fica olhando LEONARDO o encarando.

MATHEUS
— Eu já tentei, mas ela parece que está escondendo algo.

LEONARDO dá de ombros.

LEONARDO
— Eu não posso fazer nada, me desculpa.

LEONARDO pega seu caderno e os livros, em seguida sai dali subindo a escada. MATHEUS suspira.

CENA 10 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.FACHADA

Fachada da escola pela manhã, os alunos estão chegando e alguns grupos estão na frente da escola conversando enquanto o sinal ainda não toca.

CENA 11 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

AUGUSTA, NÁDIA, SABRINA e MIRIAM estão reunidos perto do prédio do primeiro ano, conversando com cuidado sobre o que AUGUSTA fará em seguida em relação a MICHELLE.

AUGUSTA olhava para a entrada da escola, esperando por RODRIGO e LEONARDO.

AUGUSTA
— Em que buraco esses dois viados se enfiaram!

SABRINA
— Talvez eles estejam se beijando em algum lugar… Aproveitando o início de namoro.

NÁDIA
— Ela tem razão, vamos repassar o que você vai dizer.

AUGUSTA
— Não… Não precisa disso, eu sei exatamente o que vou dizer para fazer a Michelle abrir a boca.

MIRIAM
— Você tem certeza disso?

AUGUSTA confirma balançando sua cabeça. MIRIAM dá de ombros.

SABRINA
— Então vamos, ela deve estar no banheiro feminino retocando a maquiagem.

AUGUSTA sorri para SABRINA.

CENA 12 INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

MICHELLE está de frente para o espelho, como sempre dando um retoque em sua maquiagem, mas diferente das outras vezes ela não está com a sua “luz natural”.

MICHELLE para de passar seu brilho labial quando percebe que ia começar a chorar e uma lágrima sai pelo seu olho esquerdo. Ela baixa a cabeça tentando conter suas emoções.

Do lado de fora do banheiro estão AUGUSTA e SABRINA. AUGUSTA prepara o gravador do seu celular e em seguida o guarda no bolso da sua calça e entra no banheiro com SABRINA.

MICHELLE se vira rapidamente quando percebe AUGUSTA e SABRINA.

MICHELLE
— O quê?

AUGUSTA cruza seus braços e sorri de canto.

AUGUSTA
— A gente precisa conversar.

MICHELLE confusa fica dividindo seus olhares entre AUGUSTA e SABRINA.

CENA 13 – EXT.DIA
RUA

LEONARDO e RODRIGO estão caminhando juntos, em silêncio, mas ainda assim estão curtindo aquele momento. LEONARDO quebra o silêncio.

LEONARDO
— Eu não posso esperar até a gente chegar a escola! O que você tem para me dar?

RODRIGO suspira e em seguida para de andar, LEONARDO animado e curioso fica parado na sua frente com uma expressão de pidão.

RODRIGO
— Okay… Eu vou te dizer agora mesmo.

RODRIGO puxa sua mochila para frente e de um dos bolsos ele tira uma caixinha de anel preta.
LEONARDO fica observando.

LEONARDO
— Espera aí… Isso é uma caixa de anel?

RODRIGO sorri sem jeito.

RODRIGO
— Sim, anéis de compromisso… Acha que é ir rápido demais?

LEONARDO
(Surpreso)
— Não… Eu nunca tive um anel de… Disso. (Sorri) Isso é novo pra mim e ao mesmo tempo muito legal.

RODRIGO
— Me dá seu dedo.

LEONARDO dá a sua mão para RODRIGO. RODRIGO abre a caixa de anéis e coloca um deles no dedo de LEONARDO e em seguida o outro em seu dedo.

LEONARDO sorrindo fica encarando o anel.

CENA 14 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

Começa de onde a CENA 12 parou.

MICHELLE
(Confusa)
— A gente precisa conversar?

AUGUSTA
— Sim.

MICHELLE olha para SABRINA.

MICHELLE
— O que está acontecendo?

SABRINA
— Ela já sabe… Você só precisa dizer.

MICHELLE
(Nervosa)
— Ma-ma-mas dizer o que exatamente? Do que vocês estão falando?

AUGUSTA
(Falando alto)
— Confessa o que vocês fez! A gente já sabe! Já sabemos do que você é capaz. Michelle, francamente eu pensava que você só era uma garotinha mimada, mas você passou todos os limites!

Lágrimas começam a escorrer pelo rosto de MICHELLE, ela tenta limpar e borra sua maquiagem.

MICHELLE
(Voz de choro)
— Okay, eu já entendi…

AUGUSTA
(Gritando)
— Fala! Confessa de uma vez o crime que você fez!

MICHELLE
(Gritando)
— Tá bom! Eu abortei, mas foi porque eu não podia ficar grávida na escola, meus pais iriam me matar!

Um silêncio constrangedor se aloja no banheiro, tanto AUGUSTA quanto SABRINA estão chocadas com a revelação.

SABRINA
— Você abortou? Então você estava grávida mesmo.

AUGUSTA olha confusa para sua namorada.

CENA 15 – INT.NOITE
CASA DE LEONARDO E MATHEUS.QUARTO DO LEONARDO

LEONARDO está de frente para o seu computador e conversando com AUGUSTA por chamada de voz em seu smartphone com fones de ouvidos.

LEONARDO
— Tá eu recebi o áudio no meu e-mail, é para escutar agora?

AUGUSTA
(V.O)
— Sim, mas escuta com fone de ouvido, você vai ficar chocado com o que a Michelle acabou falando.

LEONARDO
— Certo, vou desligar a nossa ligação.

LEONARDO encerra a chamada por voz e em seguida conectadas os fones de ouvidos no seu computador, baixa o áudio que AUGUSTA enviou por e-mail e logo em seguida escuta.

LEONARDO coloca a mão sobre sua boca quando chega na parte que MICHELLE fala do aborto. LEONARDO fica em silêncio, solta os fones de ouvido sobre a escrivaninha e em seguida sai do seu quarto.

MATHEUS entra no quarto em seguida, procurando por LEONARDO.

MATHEUS
(Entrando no quarto)
— Leo… Leo? Eu preciso usar o teu pc porque o meu tá todo bugado e…

MATHEUS percebe que o irmão não está no quarto, então ele dá de ombros e senta de frente para o computador, percebe que MICHELLE estava no nome do arquivo de áudio que LEONARDO estava escutando.

MATHEUS coloca os fones de ouvido e em seguida reproduz o áudio.

CENA 16 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DEPÓSITO

MICHELLE está sentada em uma cadeira, esperando por alguém com seu celular em sua mão, está mexendo os seus pés com rapidez dando a impressão de estar ali muito tempo, sua mochilha está no chão ao seu lado. MATHEUS entra em cena, com uma expressão séria em seu rosto como um pai zangado.

MICHELLE levanta da cadeira rapidamente.

MICHELLE
(Sem jeito)
— Por que você está com essa cara? Aconteceu alguma coisa? … Você mandou uma mensagem dizendo que queria conversar.

MATHEUS
— Você fez um aborto.

MICHELLE
(Nervosa)
— Não, quem… Quem te disse uma barbaridade dessas?

MATHEUS
— Eu não perguntei, estou afirmando. Você fez um aborto, matou um filho meu.

MICHELLE
— Sim eu fiz… E não é só seu filho, era meu… Eu não podia engravidar nessa idade e quer saber, eu não me arrependo da minha escolha.

MATHEUS não diz nada, faz uma negação com a cabeça.

MATHEUS
— Terminamos por aqui.

MICHELLE
(Tensa)
— Eu compreendo.

MATHEUS dá as costas e sai.
MICHELLE senta na cadeira e começa a chorar.

CENA 17 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO

LEONARDO está mostrando o anel de compromisso que RODRIGO lhe deu para AUGUSTA, NÁDIA e MIRIAM.

AUGUSTA
— Uau, quem diria que o meu irmão era esse tipo de cara.

NÁDIA
— Ele nunca pensou em fazer isso com a Michelle?

AUGUSTA
— Não, tipo… Ele nunca conversou comigo sobre isso, então eu suponho que não.

MIRIAM segura a mão de LEONARDO para olhar melhor o anel de compromisso.

MIRIAM
— É tão romântico e ao mesmo tempo tão anos 90.

Os quatro riem do comentário.

LEONARDO
— Eu sei, mas estou feliz… Principalmente por estar com o Rodrigo, parecemos promissores, não concordam?

AUGUSTA
— Eu acho vocês dois juntos melhores do que ele com a Michelle.

NÁDIA
— É, mas ao mesmo tempo você não acha que isso é ir rápido demais?

LEONARDO
— Não, eu gosto dessa velocidade… Eu gosto de como as coisas estão com ele.

NÁDIA
— Okay… Então Augusta, e a Sabrina?

AUGUSTA
— Ah, hoje ela não veio para a aula porque está visitando uma casa que dá apoio a LGBTs expulsos de casa… Falaram que iam tentar dar um jeito de ajudá-la mesmo ela ainda sendo de menor.

CENA 18 – INT.DIA
CASA DE APOIO PARA LGBTS.RECEPÇÃO

A cena abre mostrando a fachada da casa de apoio em seguida corta para dentro, na recepção com SABRINA conversando com CAROLINA, uma das coordenadoras da casa.

CAROLINA
— Bem, a gente não poderia ajudar você por causa da idade, mas eu conversei com a minha amiga que trabalha com serviço social e ela vai ajudar no seu caso para que não tenhamos problemas com o juizado de menores. Você pode ficar aqui até completar o ensino médio.

SABRINA fica animada e em seguida abraça CAROLINA com força, ela retribui o abraço. Após o final do abraço, SABRINA fica parada de frente para CAROLINA.

SABRINA
— Eu não sei como agradecer, eu não poderia ficar para sempre na casa da minha namorada… Eu estou muito feliz de estar aqui. Eu posso ajudar nos outros trabalhos sociais de vocês, o que precisarem!

CAROLINA
— Isso é ótimo… Você vai ter um quarto separado, por causa do caso da sua idade, então vem comigo que vou te mostrar.

CAROLINA sai andando e SABRINA a segue.

CENA 19 – INT.DIA
CASA DE APOIO PARA LGBTS.QUARTO DA SERENA

CAROLINA entra no quarto em seguida vem SABRINA.

O quarto é simples, com uma cama de solteira, um armário e uma sapateira perto, ainda tem uma escrivaninha vazia que está de frente para a cama.

SABRINA
— Está perfeito, eu não poderia pedir por mais.

CAROLINA
— Que bom que você gostou. Você pode se mudar hoje mesmo.

SABRINA
— Vou ligar para a minha namorada e resolver isso agora mesmo.

CAROLINA
— Faça isso, estarei lá embaixo.

SABRINA
— Okay.

CAROLINA sai do quarto.
SERENA senta na cama e em seguida tira seu smartphone do bolso.

CENA 20 – EXT.NOITE
SHOPPING.SEGUNDO ANDAR.CINEMA

MIRIAM está na fila para comprar ingressos para assistir Mulher-Maravilha, de repente aparece MATHEUS ao seu lado.

MATHEUS
(Sorrindo)
— Você por aqui?

MIRIAM se vira rapidamente para o lado.

MIRIAM
— Matheus… Sim, eu vim ver Mulher-Maravilha e você?

MATHEUS
— Eu também. Michelle e eu terminamos hoje e então eu preciso de algo para esquecer todo o drama…

MIRIAM
— Ah… Sinto muito.

MATHEUS
— Tudo bem.

MATHEUS dá de ombros.

MIRIAM
— Acho que vamos assistir ao filme juntos.

MIRIAM ri e MATHEUS também.

MATHEUS
— É…

MATHEUS fica olhando para MIRIAM enquanto sorri.

FADE OUT


FIM DO EPISÓDIO.
  
CONTINUA...

Comentários