Caminho Único | 1x04 - "Não Dá Pra Resistir"


Uma obra de: João Paulo Ritter

Ler no Google Drive / Baixar em PDF:



CENA 1 – EXT.DIA
CLUBE DE ESPORTES CENTRAL DA CIDADE.CAMPO 5


Os alunos do Caminho Único estão nas arquibancadas da direita. As líderes de torcida estão na área dos reservas. A professora AMANDA está conversando com os garotos do futebol sobre o jogo.


AMANDA
(sorrindo)
— Vocês sabem que desde que a nossa escola foi aberta não ganhamos quase nenhuma intersérie e poucas, pouquíssimas vezes passamos da primeira fase. Porém, hoje eu tenho certeza de que isso vai mudar e conto com vocês, estão mais do que preparados. Hoje vocês serão estrelas.


RAFAEL
(sussurrando para RODRIGO)
— Ela deve ter assistido a outra maratona de filmes do Robin Williams.


RODRIGO tapa a sua boca para não rir.


AMANDA
(sorrindo)
— Agora vão para o campo e acabem com o nosso oponente! Vão!


O time de futebol se direciona para as suas posições no campo.


AMANDA
(observando eles, sussurrando)
— Espero por Deus que eles tenham ficando bons.


CENA 2 – EXT.DIA
CLUBE DE ESPORTES CENTRAL DA CIDADE.CAMPO 5


LEONARDO está preparando para segurar o seu cartaz de apoio ao seu irmão que estava em campo, MICHELLE que estava o observando caminha rapidamente e tira o cartaz das suas mãos.


LEONARDO
(confuso)
— Wow! O que é isso garota?


MICHELLE
(olhando LEONARDO com antipatia)
— Agora eu vou torcer pelo seu irmão. (Entrega o cartaz de apoio a RODRIGO) Você pode torcer pelo meu ex-namorado, já que agora são amiguinhos.


MICHELLE se afasta.


LEONARDO
(sussurrando, olhando para o cartaz)
— Ex-namorado?


CENA 3 – EXT.DIA
CLUBE DE ESPORTES CENTRAL DA CIDADE.CAMPO 5


O jogo já tinha começado, Rodrigo era quem estava com a bola. Ele passava rapidamente dos outros jogadores, sem perder a bola, ele chuta para outro garoto do time que corria para o gol, quando todos achavam que iriam fazer um ponto, a bola erra a goleira.


CENA 4 – EXT.DIA
CLUBE DE ESPORTES CENTRAL DA CIDADE.CAMPO 5.ARQUIBANCADA DIREITA


MIRIAM e NÁDIA estavam sentadas no quinto banco de baixo para cima, assistindo o jogo com os outros alunos da escola. NÁDIA está animada e MIRIAM com tédio.


MIRIAM
(cara de tédio)
— Eu realmente nunca vou entender com é a graça desse jogo. Sério, eles só estão correndo trás de uma bola e é só isso que está acontecendo!


NÁDIA
(rindo)
— Você tem que entender as regras para poder entender a graça dele.


MIRIAM
(cara de tédio)
— Pra mim só vai ter graça quando alguém se machucar.


NÁDIA
(rindo)
— Ai que horror!


PEDRO entra em cena, com BEATRIZ em seu colo, ele senta ao lado de MIRIAM. NÁDIA fecha a cara quando vê o rapaz. MIRIAM sorri pegando sua filha no colo.


MIRIAM
(para PEDRO)
— Pensei que você não fosse vir.


PEDRO
(sorrindo)
— Eu não perco um jogo de futebol por nada, gata. Seja ele qual for! (Ri)


NÁDIA
(séria)
— Eu vou no bar comprar uma coca-cola.


NÁDIA levanta do banco e sai depressa.


PEDRO
(sussurrando)
— Você já contou para elas?


MIRIAM
(sussurrando)
— Ainda não. (Sorri) Mas se a gente se beijar agora, todos vão saber.


PEDRO sorri.
MIRIAM e PEDRO se beijam.


CENA 5 – EXT.DIA
CLUBE DE ESPORTES CENTRAL DA CIDADE.CAMPO 5


RODRIGO está correndo com a bola, mais uma vez. Atrás dele está o JOGADOR do time oponente, RODRIGO passa com destreza dos dois jogadores a sua frente. O JOGADOR chega por trás de RODRIGO e o derruba. RODRIGO cai no chão em cima do seu braço, ouve-se um barulho de osso quebrando.


AUGUSTA
(voz off)
— Rodrigo!


RODRIGO fica no chão, com cara de dor e segurando o seu braço.


FADE OUT


FADE IN


CENA 6 – INT.DIA
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.SALA DE ATENDIMENTO 505


HELENA terminava de examinar RODRIGO, em seguida ela se afasta e paga uma prancheta e começa a preencher ela.


RODRIGO
(olhando HELENA)
— Eu vou ficar bem?


HELENA solta a prancheta.


HELENA
(sorrindo)
— Você vai ficar bem, deslocou o seu ombro e quebrou um pouco o seu braço, também machucou bastante a sua perna. Não é caso de fisioterapia, mas eu quero que você venha aqui nas próximas semanas para eu examinar. (Sorri) Para ver se o seu osso do braço está curando legal.


RODRIGO
(sorrindo)
— Ah sim, obrigado.


CENA 7 – INT.DIA
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.SALA DE ESPERA 5


LEONARDO estava sentado, esperando por RODRIGO.
RODRIGO sai da sala e quando vê LEONARDO ele abre um sorriso.


RODRIGO
(sorrindo)
— O que você faz aqui?


LEONARDO levanta do banco de espera.


LEONARDO
(sorrindo)
— Eu soube que você ia se consultar aqui, liguei para a minha mãe e então (faz careta) isso é estranho?


RODRIGO rapidamente olha para trás e depois volta a olhar para LEONARDO.


RODRIGO
(surpreso)
— A médica é a sua mãe?


LEONARDO
(rindo)
— Sim! Mas está tudo bem com você?


RODRIGO
(sorrindo)
— Sim, eu vou ter que vir aqui algumas semanas para acompanhar o osso do meu braço, acho que vou ficar sem jogar também.


LEONARDO
(olhando RODRIGO)
— Ah sim.


RODRIGO
(sorrindo, olhando LEONARDO)
— Eu para a casa agora, então.


LEONARDO
(sorrindo)
— Eu te acompanho, eu não posso atrapalhar a minha mãe. (Ri)


RODRIGO
(sorrindo)
— Vamos então.


RODRIGO e LEONARDO saem caminhando lado a lado.


CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DOS PROFESSORES


AMANDA entrega para MATHEUS uma faixa vermelha. MATHEUS olha para a faixa com expressão confusa.


MATHEUS
(olhando a faixa)
— O que é isso? (Olha AMANDA)


AMANDA
(sorrindo)
— Parabéns! Agora você é o novo capitão do time.


MATHEUS
(confuso)
— Eu? (Pensativo) Mas eu sou calouro, não sou veterano. Não tem que ser um veterano?


AMANDA
(achando graça)
— Não, quem eu iria colocar dos veteranos? O Rafael? (Ri) Parabéns, Matheus.


AMANDA sai da sala dos professores.


CENA 9 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


MATHEUS sai do prédio e da de cara com MICHELLE chegando do pátio central. MICHELLE percebe que ele está com a faixa de capitão.


MICHELLE
(olhando MATHEUS)
— O que você está falando com a sua faixa?


MATHEUS
(sorrindo sem graça)
— Eu acho que sou o novo capitão do time.


MICHELLE sorri e se aproxima de MATHEUS.


MICHELLE
(sorrindo)
— Acho que realmente tenho um novo jogador para quem torcer. (Ri)


MICHELLE pisca e em seguida se afasta para a saída.


CENA 10 – EXT.DIA
RUA


PEDRO está com BEATRIZ em seu colo, ele olha com atenção para todos os lados, um pouco nervoso e em suas costas está a sua mochila. Um HOMEM DE CAPUZ se aproxima de PEDRO, do bolso do moletom ele tira um bolo de dinheiro. PEDRO sorri e em seguida joga a sua mochila para frente e com a mão desocupada ele abre e mostra para o HOMEM DE CAPUZ a droga que está ali dentro.


Três policias entram em cena correndo, o HOMEM DE CAPUZ tira o seu capuz e revela ser um policial também. Assustado PEDRO solta a mochila, pensando rápido ele começa a correr.


Os quatro policiais saem atrás de PEDRO.


CENA 11 – INT.NOITE
CASA DE MIRIAM.SALA DE ESTAR


MIRIAM andava de um lado para o outro, preocupada com o sumiço de PEDRO. LAURA entra na sala, observando a filha.


LAURA
(olhando MIRIAM)
— Ele não voltou ainda?


MIRIAM senta no sofá, ainda agitada.


MIRIAM
(olhando para a porta)
— Não, ele ainda não voltou! Mãe, se ele fugiu com a Beatriz? Essas coisas acontecem, ai meu Deus! Se estivéssemos em 2000 isso tudo seria um episódio do Linha Direta.


LAURA senta ao lado da filha, confortando ela.


LAURA
(sorrindo)
— Ai minha filha, não vamos pensar no pior. Vamos pensar que nas piores das hipóteses o Pedro perdeu o horário com a Beatriz, ele deve estar na casa dele.


MIRIAM suspira.


A campainha toca. MIRIAM levanta do sofá e em seguida abre a porta. Do outro lado está PEDRO com BEATRIZ em seu colo.


LAURA sai da sala.


MIRIAM
(olhando PEDRO)
— Eu posso saber o motivo dessa demora toda? (Pega BEATRIZ no colo) Pode ir embora agora, Pedro.


PEDRO
(olhando MIRIAM)
— Eu posso entrar para explicar?


MIRIAM
(olhando PEDRO)
— Não! E vou pensar duas vezes em relação a você passar um tempo com a minha filha.


MIRIAM fecha a porta na cara de PEDRO.


CENA 12 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 2º ANO.SALA 202


A aula tinha terminado, todos os alunos recolhiam os materiais escolares e outros já saiam da sala. RODRIGO terminava de guardar tudo em sua mochila, quando MATHEUS se aproximou dele.


MATHEUS
(um pouco inquieto)
— Eu posso falar contigo?


RODRIGO
(olhando MATHEUS)
— Claro, pode falar.


MATHEUS
(um pouco inquieto)
— Primeiro fico feliz que você esteja bem. (Olha para os lados) E também me desculpa por ter ficado com a faixa de capitão.


RODRIGO
(rindo)
— Tudo bem, cara. Era isso que você queria falar comigo?


MATHEUS
(inquieto)
— Não. Na verdade eu queria perguntar uma coisa mais pessoal. Você talvez seja bissexual ou alguma coisa assim? Eu não estou perguntando por mim, mas sim para um amigo (pausa) talvez o Leonardo, mas não fique bravo com ele.


RODRIGO começa a rir, então sai andando e no meio do caminho fica de frente para MATHEUS.


RODRIGO
(sorrindo)
— Diz para o Leonardo que quando eu tiver certeza, eu vou falar com ele.


LEONARDO sai da sala de aula.
MATHEUS sorri, mas fica sem entender direito.


CENA 13 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO


Sentadas a mesa estão MIRIAM, NÁDIA e AUGUSTA.
MIRIAM contava sobre o atraso de PEDRO e como aquilo mexeu com ela.


MIRIAM
(falando rápido)
— Até a hora que ele chegou, eu fiquei preocupada achando que ele tinha fugido com a Beatriz da mesma maneira que ele sumiu antes.


NÁDIA e AUGUSTA se olham, suspiram e depois voltam a olhar MIRIAM.


NÁDIA
(olhando MIRIAM)
— Mas agora você vai dar um fim nessa história com ele, certo?


AUGUSTA
(olhando MIRIAM)
— A gente realmente espera que essa história tenha chegado ao fim oficialmente desta vez.


MIRIAM
(olhando para a mesa)
— É claro que chegou. (Sussurrando) Eu espero que tenha chegado.


CENA 14 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


LEONARDO está andando rapidamente para o refeitório quando foi parado por MATHEUS.


MATHEUS
(olhando LEONARDO)
— Eu ‘tava te procurando.


LEONARDO
(olhando MATHEUS)
— Aconteceu alguma coisa?


MATHEUS
(olhando LEONARDO)
— Eu perguntei ao Rodrigo aquilo que você tinha me pedido, lembra?


LEONARDO
(surpreso)
— Sobre ele ser bissexual? Uau, você perguntou mesmo. (Pausa) Então, o que ele te respondeu?


MATHEUS ri ao lembrar.


MATHEUS
(sorrindo)
— Ele disse que quando tiver certeza, ele vai falar com você. Alguma coisa assim.


MATHEUS pousa sua mão no ombro de LEONARDO, sorri para o irmão e em seguida sai dali na direção do pátio central.


LEONARDO fica parado, pensativo olhando para o nada.


CENA 15 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO


MIRIAM, AUGUSTA e NÁDIA continuavam conversando, agora sobre um assunto aleatório. RODRIGO chega e senta ao lado de AUGUSTA.


MIRIAM e NÁDIA olham confusas para RODRIGO.


MIRIAM
(olhando RODRIGO)
— O que você está fazendo aqui?


RODRIGO
(olhando MIRIAM, confuso)
— Passando um tempo com a minha irmã.


NÁDIA e MIRIAM olham rapidamente para AUGUSTA.


AUGUSTA
(dando de ombros)
— Eu não sei de nada.


LEONARDO chega, sem falar nada e senta no outro lado vago perto de AUGUSTA, quando ele olha para as amigas para cumprimentar percebe RODRIGO sentado no lado de AUGUSTA.


LEONARDO
(supreso)
— Rodrigo, o que você faz aqui? Pensava que você ficava com o time de futebol nessa hora.


RODRIGO dá de ombros.


RODRIGO
(rindo)
— Eu ficava, mas acho que vou sair do time. (Pausa) Eu não sei se quero continuar depois de ter me machucado desse jeito.


AUGUSTA
(olhando RODRIGO)
— Mas que porra você está falando agora, garoto?


MIRIAM, NÁDIA e LEONARDO riem.


AUGUSTA
(continuando)
— Você não vai precisar de uma cirurgia e fisioterapia, garoto! Como que você me vem com essa ideia do nada?


MIRIAM
(rindo)
— Eu acho que o Rodrigo bateu a cabeça também.


RODRIGO
(olhando para MIRIAM)
— Vocês querem me deixar em paz, por favor? (Olha para LEONARDO) Leo, você quer ir amanhã comigo no hospital? Já que eu vou ter que ver a sua mãe até me recuperar.


MIRIAM sibila “Leo” para AUGUSTA. NÁDIA e AUGUSTA riem sem os dois rapazes perceberem.


LEONARDO
(surpreso, sorrindo)
— Claro, vai ser um praz-ótimo te acompanhar, eu vejo pouco a minha mãe durante a semana, então. (Ri nervoso)


RODRIGO sorri olhando para LEONARDO.


CENA 16 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


AMANDA está dando uma última olhada em sua prancheta com as jogadas que iria treinar naquela tarde. Os garotos do time de futebol estão organizados em uma roda no centro da quadra, fazendo embaixadinhas, MATHEUS não está na cena.


CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES.ARQUIBANCADA ESQUERDA


RODRIGO está sentado no último banco da arquibancada, observando o time de futebol. Em seguida chega MATHEUS e senta ao lado dela. RODRIGO confuso olha para MATHEUS.


RODRIGO
(olhando MATHEUS)
— O que você está fazendo aqui, cara?


MATHEUS
(olhando para a quadra)
— É que eu queria te falar mais uma coisa, mas eu tinha me esquecido e então lembrei enquanto vinha para o treino.


RODRIGO
(olhando MATHEUS)
— Que seria?


MATHEUS olha para RODRIGO, sem sorriso em seu rosto. MATHEUS tira a faixa de capitão do time do bolso.


MATHEUS
(olhando RODRIGO)
— Eu não sei se devo aceitar isso, quero dizer, você foi o primeiro com quem fiz amizade aqui e seria como te trair.


RODRIGO ri olhando para a faixa.


RODRIGO
(olhando MATHEUS)
— Cara, eu já disse que não tenho problemas com isso. Se a Amanda te escolheu para ser o capitão do time no meu lugar, quer dizer que ela tem uma forte razão para isso.


MATHEUS suspira e guarda a faixa em seu bolso.
RODRIGO dá três tapas amigáveis nas costas de MATHEUS.


RODRIGO
(sorrindo)
— Agora desce lá para a quadra, você tem que ter treinar e fazer esse time ganhar alguma coisa uma vez na vida.


MATHEUS ri e em seguida levanta do banco, desce rapidamente para a quadra.


CENA 18 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.SALA 110


MIRIAM e LEONARDO estão sentados no fundo da sala, um do lado do outro, conversando enquanto a aula não começa.


MIRIAM
(sorrindo)
— Pelo menos a gente está fazendo algo junto além das aulas normais, eu realmente estava ficando com ciúmes por você e a Augusta passarem tempo juntos nas líderes. (Ri)


LEONARDO
(rindo)
— Mas a gente está na mesma sala em ciências humanas.


MIRIAM
(rindo)
— Mas isso não conta. (Ri)


LEONARDO
(pensativo)
— Agora eu tenho que encontrar algo para fazer com a Nádia. Talvez eu vá uma vez por mês no centro de umbanda com ela.


MIRIAM
(sorrindo)
— Pode ser, mas me conta uma coisa que estou curiosa para saber, Leo. Você e o Rodrigo estão de rolo ou é impressão minha e da Augusta e Nádia? Hein? (Cutuca LEONARDO com o braço) Fala aí, cara. Leonardo, a cura hetero.


LEONARDO fica envergonhado.


LEONARDO
(rindo de nervoso)
— Não, não é nada disso. Estamos-somos só amigos. Ele é amigo do meu irmão e também é meu amigo.


MIRIAM
(rindo)
— Tá bom. (Olha para a porta e fecha a cara) Ai meu Deus, olha só quem vai fazer aula de percussão com a gente.


LEONARDO olha na direção da porta e vê MICHELLE entrando na sala e se sentado em uma das cadeiras da frente.


LEONARDO
(sussurrando)
— Vou ter que aguentar ela aqui também?


YURI entra na sala de aula, segurando sua mochila com uma mão. YURI sorri vendo os poucos alunos reunidos ali.


YURI
(sorrindo)
— Fico feliz que tenham se interessado por percussão, sabem, poucas pessoas realmente gostam desse tipo de instrumento. Preferem mais os de cordas, violão, guitarras e etc. (Coloca sua mochila sobre a mesa do professor) Mas vou dizer uma coisa para vocês, quando puderem senta na frente de uma bateria, vai ser como se todos os problemas fossem embora.


MIRIAM
(sussurrando para LEONARDO)
— Meus problemas irem embora é tudo que eu preciso nesse momento.


LEONARDO ri.


YURI tira um livro da sua mochila, em seguida também tira duas baquetas.
YURI volta a olhar para a turma.


YURI
(sorrindo)
— Vocês devem estar se perguntando em que lugar os instrumentos estão, certo? (Pausa) Pois bem, como eu sou uma espécie de terceirizado e trabalho em uma escola de instrumentos, eu teria que pedir a permissão deles para trazer os que não estão em uso e acontece que ainda não liberaram. (Coloca as baquetas na mesa) Eu só consegui trazer elas, mas tudo bem que para darmos inicio a essa aula vou ensinar a vocês a história da percussão.


Os alunos trocam olhares preocupados.


YURI
(rindo)
— Calma gente, vai ser divertido. (Pausa) Okay, certo. Eu prometo que vocês não vão dormir de tédio, uhm? Que tal assim e vocês nem vão precisar copiar nada porque não vai haver prova. (Senta na cadeira) Sentem que lá vem história. (Sorri)


CENA 19 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


MIRIAM e LEONARDO saem do prédio com os outros estudantes. Os dois estão conversando em tom baixo sobre a primeira aula de percussão.


LEONARDO
(falando para MIRIAM)
— Não foi o que eu esperava de uma aula de percussão. Pelo menos o professor é bonitinho.


MIRIAM
(falando para LEONARDO)
— Ah, ele teve uma ótima desculpa para o fato de não termos os instrumentos necessários.


LEONARDO concorda balançando a cabeça.
LEONARDO e MIRIAM apressam o passo saindo do foco da câmera, YURI sai do prédio.


YURI sorri ao ver AMANDA chegando do corredor A3 junto com o time de futebol, então ele caminha rapidamente até ela.


YURI
(sorrindo)
— Boa tarde professora de educação física.


AMANDA sorri ao ver YURI.


AMANDA
(sorrindo)
— Professor de música.


O time de futebol segue para o pátio central.


YURI
(sorrindo)
— Eu queria saber se você vai fazer alguma coisa depois que sair daqui.


AMANDA
(sorrindo)
— Eu vou para a minha casa. (Ri) Eu tenho aulas para preparar, não é por eu ser professora de educação física que eu não tenha trabalho, mas aos finais de semana geralmente eu estou livre.


YURI
(sorrindo)
— Ah que ótimo, gosta de fazer o que quando você sai de casa?


AMANDA
(sorrindo)
— Eu gosto mesmo de ir ao cinema, sou quase uma cinéfila. Sair para comer, ir a alguma festa. O que tiver para ajudar a passar o tempo, eu estou aceitando.


YURI
(sorrindo)
— Cinema, esse sábado?


AMANDA
(sorrindo)
— Combinado, escolha o filme e me avisa. Você sabe onde me encontrar.


AMANDA sorrindo da meia volta e caminha até o prédio da diretoria. YURI sorrindo observa ela.


CENA 20 – INT.DIA
CASA DE NÁDIA.QUARTO DE NÁDIA


NÁDIA está sentada em sua cama com o seu notebook em seu colo. Está dando uma olhada em seu Facebook quando recebe um link via chat. NÁDIA clica no link que leva a um vídeo de PEDRO fugindo da policia com BEATRIZ em seu colo.


NÁDIA
(olhando o vídeo)
— Eu não acredito nisso.

ELENCO DESSE EPISÓDIO:


Camila Mendes (Miriam)
Rafael Vitti (Matheus)
Wendy Son (Michelle)
Nicolas Prattes (Rodrigo)
Rodolfo Valente (Leonardo)
Giullia Buscacio (Augusta)
Jeniffer Nascimento (Nádia)
Brenno Leone (Rafael)
Felipe Simas (Pedro)


Drica Morais (Helena)
Dira Paes (Laura)
Mel Fronckowiak (Amanda)

Flavio Tolezani (Yuri)

CONTINUA...

Comentários