Caminho Único | 1x08: "Born This Way"


Uma obra de: João Paulo Ritter

Ler no Google Drive / Baixar em PDF:



CENA 1 – EXT.DIA
CASA DE MICHELLE.FACHADA


Mostra um pouco de longe a fachada da casa de MICHELLE, a parte onde fica a janela do seu quarto.


Em seguida corta para o quarto de MICHELLE.


CENA 2 – INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE


MICHELLE está se observando no espelho do seu armário, sobre a sua cama estão sua mochila e a roupa que vestiria naquele dia.


MICHELLE caminha até a sua escrivaninha e pega o seu tablete, abre um aplicativo.


MOSTRA A TELA DO TABLET: MICHELLE está vendo o seu calendário menstrual.


MICHELLE percebe que a sua menstruação já deveria ter descido.


MOSTRA MICHELLE PREOCUPADA.


MICHELLE
(Sussurrando)
— Que estranho...


CENA 3 – EXT.DIA
RUA


Um ônibus para em frente ao ponto, algumas pessoas desembarcam e no meio delas estão MATHEUS e LEONARDO.


MATHEUS e LEONARDO pegam o caminho para a escola, a câmera os acompanha.


MATHEUS
— Você quer que eu te espere na hora da saída?


LEONARDO
(Tom crítico)
— Não, não precisa mais. Com certeza você estará ocupado com a sua namorada e vai se esquecer de mim, pela décima vez.


MATHEUS suspira revirando os olhos.


LEONARDO
(Continuando)
— E outra: Eu vou ir para o centro da cidade depois, tenho que passar em uma livraria para satisfazer o meu desejo capitalista por livros.


MATHEUS
(Ironia)
— Ah claro. (Olha LEONARDO) Eu não esqueci, só me atrasei porque estava ocupado com a Michelle.


LEONARDO para de andar, MATHEUS também.


LEONARDO
(Olhando MATHEUS)
— Você quer passar mais tempo com a sua namorada, tudo bem, mas poderia ter me dito isso! Foram dez dias seguidos que você se “atrasou”. (LEONARDO faz as aspas com os dedos)


LEONARDO começa a andar mais rápido, deixando MATHEUS para trás.


CENA 4 – EXT.DIA
FARMÁCIA


MICHELLE fica parada em frente a uma farmácia, suspira fundo e em seguida entra.


DENTRO DA FARMÁCIA:


MICHELLE anda pelo estabelecimento até achar uma prateleira com testes de gravidez.


MICHELLE pega um teste de gravidez e em seguida fica observando a embalagem, olha para os lados e esconde entre suas mãos, vai até o caixa e a coloca sobre o balcão.


A BALCONISTA olha para o teste de gravidez e depois para MICHELLE. A BALCONISTA sorri e passa a máquina que lê o código de barras.


BALCONISTA
(Sorrindo)
— Doze com noventa e nove reais.


MICHELLE tira da sua mochila uma carteira rosa e pega o teste de gravidez.


CENA 5 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


RODRIGO está sentado em um dos bancos do pátio, observando os alunos saindo do prédio do primeiro ano e quando vê AUGUSTA, levanta com um pulo e corre até a irmã.


RODRIGO
(Olhando AUGUSTA)
— O Leonardo já saiu?


AUGUSTA
(Olhando RODRIGO)
— Não… Por quê? Encontraram o tal IP do computador?


RODRIGO suspira.


RODRIGO
— Não, não… Ainda não vi isso de novo.


AUGUSTA cruza os braços.


AUGUSTA
(Encarando RODRIGO)
— Rodrigo, eu preciso conversar com você… (Olha para os lados, sussurra) Sobre uma coisa que a Nádia me contou, uma coisa que o Leo contou para ela e essa coisa, foi algo que você fez… Um beijo.


RODRIGO
(Nervoso)
— O quê?


AUGUSTA aponta com a cabeça para o lado.


CENA 6 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BIBLIOTECA


RODRIGO entra na biblioteca, em seguida vem AUGUSTA.


AUGUSTA tranca a porta colocando duas mesas na frente da porta.


RODRIGO
(Curioso, olhando AUGUSTA)
— O que você quis dizer com beijo?


AUGUSTA
(Olhando RODRIGO)
— Você beijou o Leonardo… Rodrigo, alguns dias em vim percebendo algumas coisas, umas maneiras que você olha para o Leo.


RODRIGO começa a tossir.


RODRIGO
(Olhando para o lado)
— Eu não sei… Não sei do que você está falando, não faço a mínima ideia.


AUGUSTA balança a cabeça negativamente, quase decepcionada.


AUGUSTA
(Olhando RODRIGO)
— Olha para mim! OLHA PARA MIM!


RODRIGO olha para AUGUSTA, ficando mais nervoso.


AUGUSTA
(Olhando RODRIGO)
— Eu sou a sua irmã, sou lésbica… Eu não vou julgar se você ser gay ou bissexual… Porque afinal, eu sei, se você for uma dessas sexualidades… Você nasceu assim.


RODRIGO suspira, ficando vermelho.


RODRIGO
(Olhando AUGUSTA, nervoso)
— Esse é o grande problema! Eu não sei… Não sei se sou gay ou bissexual. Quer dizer, eu gostava da Michelle, mas aí apareceu o Leonardo e foi como uma bomba explodindo na minha cabeça, nunca pensei em outro garoto como eu penso nele... Nunca tive sonhos com outros garotos como os que eu tenho com ele. Nunca fiquei duro com-


AUGUSTA interrompe RODRIGO.


AUGUSTA
(Olhando RODRIGO)
— Já deu para entender.


RODRIGO senta em uma das mesas.


RODRIGO
(Olhando para o chão)
— O que eu devo fazer?


AUGUSTA
(Com pena do irmão)
— Ser sincero com você mesmo, como eu fiz comigo mesma um dia.


CENA 7 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.SALA 103


LEONARDO e MIRIAM estão sentados com suas mesas grudadas no fundo da sala, os outros alunos fazem o mesmo, mas em trio. A PROFESSORA está andando pela sala de aula, observando os seus alunos realizarem as atividades.


MIRIAM
(Sussurrando)
— Então a busca pelo IP do computador não deu em nada?


LEONARDO
(Sussurrando)
— Não, na verdade eu não sei bem… O Rodrigo não me disse mais nada depois daquele dia no quarto dele.


MIRIAM olha curiosa para LEONARDO.


MIRIAM
(Sussurrando)
— E o que aconteceu? Você contou para a Nádia, mas não disse para mim sobre isso e francamente, eu fui a primeira a ser sua amiga.


LEONARDO olha para MIRIAM com descrença.


LEONARDO
(Sussurrando)
— Você está me cobrando algo?


MIRIAM
(Tom alto)
— Não! Eu estou curiosa e jogando todas as minhas cartas! Quero saber o que aconteceu entre vocês dois naquele quarto!


A PROFESSORA do outro lado da sala se vira rapidamente para LEONARDO e MIRIAM.


PROFESSORA
(Olhar de repreendimento)
— Façam silêncio!


MIRIAM e LEONARDO com vergonha olham para a PROFESSORA.
A PROFESSORA sorri e caminha até sua mesa.


LEONARDO suspira.


LEONARDO
(Sussurrando)
— Certo, eu vou te contar. (Sorri)


MIRIAM fica animada.


LEONARDO
(Continuando)
— O Rodrigo me beijou.


MIRIAM fica olhando para LEONARDO, sem reação.


CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO


MICHELLE está sozinha no banheiro, sua mochila está sobre a pia. Em suas mãos está o teste de gravidez.


MICHELLE fica olhando fixo para o teste quando de repente entra SABRINA, com o susto MICHELLE pega rapidamente sua mochila e tenta esconder o teste em sua mão, mas quando vai passar por SABRINA que está vindo, o teste de gravidez cai no chão.


SABRINA vê o teste gravidez antes que MICHELLE o pegue do chão, então assustada ela fica encarando MICHELLE.


FADE IN


FADE OU


CENA 9 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO


SABRINA tranca a porta do banheiro, em seguida com o teste de gravidez em sua mão ela se aproxima de MICHELLE.


SABRINA
(Olhando MICHELLE)
— O que significa isso?


MICHELLE
(Olhando SABRINA)
— O quê?


SABRINA se aproxima de MICHELLE, de vagar e balançando o teste de gravidez.


SABRINA
(Olhando reto para MICHELLE)
— Não se faça de sonsa… Esse teste de gravidez caiu das suas mãos. Você ia fazer ele, você está grávida?


MICHELLE ri e em seguida tenta sair, mas SABRINA segura o seu braço.


MICHELLE
(Olhando SABRINA)
— Me deixa, Sabrina.


SABRINA
(Olhando MICHELLE)
— Eu sou a sua amiga, por favor, me deixe te ajudar...


MICHELLE suspira.


CENA 10 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


LEONARDO está andando para a saída da escola, entre a multidão de alunos que conversam e riem ao fundo da cena. RODRIGO aparece no fundo da cena, correndo até LEONARDO.


RODRIGO
(Gritando)
— Leonardo! Leonardo!


LEONARDO para de andar e olha para trás, em seguida fica de frente para RODRIGO que se aproxima correndo.


RODRIGO
(Sorrindo)
— Eu preciso falar com você… Você tem um tempo? Parece que está com pressa, nem esperou as garotas.


LEONARDO
(Olhando RODRIGO)
— Por favor, fale rápido.


RODRIGO
(Sorrindo)
— Eu quero conversar sobre… Sobre… (Ri nervoso) Sobre...


LEONARDO
(Olhando RODRIGO)
— Sobre o nosso beijo? Seja lá o que for... Rodrigo, eu tenho que ir agora, okay? Então, até mais tarde.


LEONARDO dá as costas e sai andando.


RODRIGO
(Vendo LEONARDO ir)
— Até mais tarde...


CENA 11 – EXT.DIA
LIVRARIA


LEONARDO está de frente para uma pilha de livros de ficção científica, em sua mão está um livro de Star Wars.


HENRIQUE, um funcionário da livraria aparece ao fundo da cena, sorrindo ao observar LEONARDO e então ele se aproxima. Com um sorriso sedutor, HENRIQUE para ao lado de LEONARDO.


HENRIQUE
(Sorrindo para LEONARDO)
— Oi. (Ri simpático) Você gosta de Star Wars então? Porque nos temos uma seção totalmente dedicada ao título.


LEONARDO sorri e larga o livro, olhando para HENRIQUE.


LEONARDO
(Sorrindo)
— Eu adoraria ver essa seção, você me leva lá?


HENRIQUE
(Sorrindo)
— Claro, fica no segundo andar. Vem comigo.


HENRIQUE sai andando e LEONARDO o segue.


CENA 12 – EXT.DIA
LIVRARIA


HENRIQUE para de frente para uma grande estante de livros de Star Wars. LEONARDO fica parado de frete para ele.


HENRIQUE
(Apontando para a estante)
— Então aqui estão, vários livros que levam o título de Star Wars, inclusive os novos que estão sendo adicionados ao universo dos filmes.


LEONARDO
(Sorrindo para HENRIQUE)
— Ah que legal… Muito obrigado… Qual seu nome mesmo?


HENRIQUE
(Sorrindo)
— Henrique, e o seu?


LEONARDO
(Sorrindo)
— Leonardo.


UM INSTANTE DE SILÊNCIO.


HENRIQUE
(Olhando fixo para LEONARDO)
— Você tem planos para o final de semana, Leonardo?


LEONARDO sorri meio bobo.


LEONARDO
(Sorrindo)
— Não, ainda não apareceu nada. Por quê?


HENRIQUE
(Sorriso malicioso)
— Quer sair comigo?


LEONARDO fica encarando HENRIQUE, ainda sorrindo.


LEONARDO
– Claro.


CENA 13 – INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE


SABRINA está de frente para o espelho do quarto, quando entra MICHELLE e fecha a porta.


SABRINA fica encarando MICHELLE, que está em silêncio ainda encostada na porta do seu quarto.


SABRINA
— Você vai fazer esse teste de gravidez, não vai? Se tem dúvidas, precisa esclarecer todas elas e contar ao pai dessa criança hipotética… É o Matheus?


MICHELLE afirma balançando a cabeça.


MICHELLE
(Olhando para baixo)
— É o Matheus, afinal só fiz sexo com ele…


SABRINA
— Desculpa… Eu… (Suspira) Eu deveria saber disso, afinal somos amigas.


SABRINA abraça MICHELLE, em seguida se afasta e fica olhando para a amiga, sorrindo de forma amigável.


SABRINA
— Sabe que eu gostaria de ficar aqui com você, para ter certeza de que vai mijar naquela coisa lá, mas os meus pais… Bem, sabe como eles são. (Ri)


MICHELLE ri também.


MICHELLE
(Sorrindo com olhos marejados)
— Sim, pode ir. Eu vou fazer o teste.


SABRINA
— Okay, estou confiando em você.


SABRINA sai do quarto.


FICA EM MICHELLE SOZINHA NO QUARTO, ATÉ CORTAR PARA:


CENA 14 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO


LEONARDO, AUGUSTA e NÁDIA estão sentados a uma mesa, comendo antes das duas últimas aulas da parte da manhã começarem.


LEONARDO está contando todo animado sobre o garoto que conheceu no dia anterior na livraria.


LEONARDO
— Ele era muito lindo e depois que me convidou para sair, a gente trocou nossos números de celulares e estamos nos falando desde ontem… Trocamos algumas fotos…


NÁDIA e AUGUSTA trocam olhares, em seguida voltam a para LEONARDO.


NÁDIA
(Encarando LEONARDO)
— Nudes?


Sorrindo LEONARDO balança a cabeça afirmando. LEONARDO faz um sinal com o seu dedo, de espera, pega o seu smartphone sobre a mesa e abre o aplicativo WhatsApp.


LEONARDO mostra a foto que HENRIQUE enviou para AUGUSTA e NÁDIA.


NÁDIA
(Olhando a foto)
— Pois é, você é um garoto de sorte.


NÁDIA sorri para LEONARDO.
AUGUSTA ainda estava analisando a foto.


AUGUSTA
(Confusa)
— Eu não entendo, como essa coisa vai caber dentro de você?


LEONARDO faz uma careta e guarda o seu smartphone.


MIRIAM entra em cena se senta ao lado de AUGUSTA.


AUGUSTA
(Tom de brincadeira, olhando MIRIAM)
— Isso são horas, mocinha?


MIRIAM ri com tom de deboche.


CENA 15 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


O time de futebol está treinando, MATHEUS está trocando passes com um colega, BRUNO e conversando sobre MICHELLE.


MATHEUS e BRUNO estão conversando enquanto chutam a bola um para o outro.


MATHEUS
— Eu não entendo, sabe… A gente estava bem e o sexo foi maravilhoso porque ela está me evitando?


BRUNO
— Talvez não tenha sido maravilhoso para ela…


MATHEUS segura a bola com seu pé, fica encarando BRUNO.


MATHEUS
(Pensativo)
— Será mesmo?


BRUNO
— Não, não cara… Eu só falei algo que poderia ser, não quer dizer que seja isso.


MATHEUS chuta fraco a bola para BRUNO.


MATHEUS
(Pensativo)
— Eu tenho que falar com ela…


BRUNO
— Mas você não pode deixar o treino.


MATHEUS dá de ombros e em seguida sai correndo do treino, BRUNO fica olhando para os lados, preocupado.


CENA 16 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.AULA DE PERCUSSÃO


MICHELLE, MIRIAM, LEONARDO e YURI estão em cena.


LEONARDO e MIRIAM estão no fundo da cena, com segurando seus instrumentos musicais. YURI está de frente para a turma, dando a sua aula.


MICHELLE está sentada perto da janela, também com seu instrumento musical.


YURI
(Olhando para a turma)
— Por isso que é importante que vocês não deixem os seus instrumentos perto do fogão. … Agora, vamos falar sobre-


MATHEUS entra na sala, interrompendo a aula.


YURI
(Olhando MATHEUS)
— O que foi?


MATHEUS
(Olhando YURI)
— A diretora, ela me pediu para vir chamar a Michelle. Eu estava passando no corredor e aí, aconteceu…


YURI
— Tudo bem, pode ir Michelle.


MICHELLE pega sua mochila e em seguida sai da sala ao lado de MATHEUS.


CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


MICHELLE e MATHEUS estão sentados em um dos bancos de madeira do pátio.


MATHEUS
(Encarando MICHELLE)
— Tem algo que você quer me contar?


MICHELLE
(Olhando MATHEUS)
— Não, não tem nada. Por quê?


MATHEUS
— Bem, você não responde mais as minhas mensagens, não fala mais comigo quando a gente se vê no corredor… Você terminou comigo e eu não sei?


MICHELLE
— Não é isso… Olha… (Suspira) Me desculpa por tudo isso, é que eu não estou bem ultimamente.


MATHEUS
— Ah por quê?


MICHELLE
— É porque eu estou… (Pensa rápido) É porque estou na TPM.


MICHELLE sorri.


MATHEUS fica encarando MICHELLE por alguns momentos.


MATHEUS
— Me desculpa.


MATHEUS abraça MICHELLE.


FADE OUT


FADE IN


CENA 18 – EXT.DIA
RUA


LEONARDO e HENRIQUE estão andando pela calçada, no centro da cidade em uma rua movimentada.


Enquanto caminham, LEONARDO e HENRIQUE estão conversando.


LEONARDO
— Você faz faculdade então… Qual curso?


HENRIQUE
— Artes visuais. Comecei este ano.


LEONARDO
— Ah que maneiro…


HENRIQUE
— E você?


LEONARDO
(Sem jeito)
— Ainda estou no ensino médio.


HENRIQUE para de andar e LEONARDO o imita, ambos ficam se encarando. HENRIQUE parece analisar LEONARDO.


HENRIQUE
— Quantos anos você tem? … Tipo, dezesseis?


LEONARDO afirma balançando a sua cabeça.
HENRIQUE sorri malicioso.
LEONARDO se perde no olhar de HENRIQUE.


HENRIQUE
(Sorrindo)
— Você vê problemas em ficar com um cara três anos mais velho que você?


LEONARDO
(Sussurrando)
— Não…


HENRIQUE
(Sorrindo)
— Ótimo.


HENRIQUE beija LEONARDO. LEONARDO corresponde o beijo segurando o rosto de HENRIQUE.


HENRIQUE para o beijo, afasta seu rosto do de LEONARDO e fica encarando-o.


HENRIQUE
(Sussurra)
— Eu vivo sozinho em um apartamento aqui perto.


LEONARDO morde o seu lábio inferior.


CENA 19 – INT.NOITE
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE


MICHELLE está andando de um lado para o outro, com o teste de gravidez em sua mão. Para de andar, suspira e olha para o teste.


MICHELLE
— Vamos lá, não pode ser tão ruim assim. Garanto que não vai dar positivo.


MICHELLE suspira e em seguida sai do se quarto.


CENA 20 – INT.NOITE
CASA DE MICHELLE.CORREDOR SEGUNDO ANDAR


MICHELLE vai até o banheiro, abre a porta e em seguida entra fechando a porta para a câmera.


CENA 21 – INT.NOITE
APARTAMENTO DE HENRIQUE.QUARTO


HENRIQUE está deitado na cama, suado e LEONARDO ao seu lado, também suado e os dois estão pelados com o lençol da cama tapando o corpo.


HENRIQUE
— Foi bom para você?


LEONARDO
— Sim, foi bom. (Sorri)


HENRIQUE levanta da cama, de costas para a câmera e junta do chão sua cueca e a veste, ainda de costas para câmera. HENRIQUE fica de frente para LEONARDO.


HENRIQUE
— Quer que eu te leve até a portaria?


LEONARDO sorri sem graça.


CENA 22 – INT.NOITE
CASA DE MICHELLE.BANHEIRO SEGUNDO ANDAR


MICHELLE está sentada no vaso sanitário tampado, está de olhos fechados e contando, o teste de gravidez está em suas mãos.


MICHELLE
(Sussurrando)
— Duzentos e noventa e oito… Duzentos e noventa e nove… Trezentos.


MICHELLE abre os seus olhos e olha para o teste.


A CÂMERA MOSTRA O TESTE; O teste de gravidez deu positivo. VOLTA A MOSTRAR MICHELLE.


MICHELLE levanta e se olha no espelho do banheiro, nervosa e segurando suas lágrimas.


CORTA.


FIM DO EPISÓDIO 8.

ELENCO DESSE EPISÓDIO


Rodolfo Valente (Leonardo)
Nicolas Prattes (Rodrigo)
Rafael Vitti (Matheus)
Wendy Son (Michelle)
Alice Wegmann (Sabrina)
Giullia Buscacio (Augusta)
Jeniffer Nascimento (Nádia)
Camila Mendes (Miriam)
Flavio Tolezani (Yuri)


Participação especial:


Marlon Teixeira (Henrique)

AINDA SEM ATOR (Bruno)

CONTINUA...

Comentários