Caminho Único | 1x09: "I Will Survive"


Uma obra de: João Paulo Ritter

Ler no Google Drive / Baixar em PDF:



CENA 1 – INT.NOITE
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE

MICHELLE está sentada de frente para o seu computador, pesquisando sobre aborto no Brasil. Está nervosa e com uma expressão de quem havia passado horas chorando.

MIRIAM
(V.O)
— Infelizmente quando chegamos na idade da adolescência não ganhamos um manual de como lhe dar com tudo o que está acontecendo em nosso corpo e como controlar os nossos impulsos e medos.

MICHELLE encontra um fórum de uma clínica de aborto. A narração de MIRIAM continua.

MIRIAM
(V.O Cont’)
— Ao mesmo tempo isso é uma coisa boa, pois passaremos por rituais importantes e experiências que nenhum manual poderia nos dar, porém sem esse manual o risco de se quebrarmos emocionalmente é muito maior e se… E se esse manual fosse os nossos pais? O que aconteceria quando o manual não confia em nós para dar esse suporte ou quando ele não nos aceita da maneira que nascemos… O que acontece quando o nosso manual não se faz presente em nossas vidas?

MICHELLE pega um bloco de papel e uma caneta, em seguida anota o endereço da clínica, enquanto chora.

FADE OUT

FADE IN

CENA 2 – EXT.DIA
PADARIA TIA ANA

A cena abre mostrando um pouco de longe a fachada da padaria e em seguida corta para a mesa onde LEONARDO e HENRIQUE estão. Os dois estão tomando café da manhã, LEONARDO está tomando café preto e HENRIQUE uma Coca-Cola de latinha junto com alguns salgados.

LEONARDO
(Sorrindo)
— Então, você vai me acompanhar até a escola ou vai estar muito ocupado?

HENRIQUE bebe a sua coca-cola antes de responder.

HENRIQUE
— Não vai dar gato… (Suspira) Eu tenho uma prova hoje na facu… Então. (Dá de ombros)

HENRIQUE levanta da cadeira, joga uma nota de vinte reais sobre a mesa, beija a bochecha de LEONARDO e em seguida sai dali.

LEONARDO suspira.

CENA 3 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A3

O corredor está cheio de alunos, MICHELLE segurando alguns livros se aproxima do sentido contrário ao caminho que vai para quadra, NÁDIA está indo para a quadra quando de repente as duas se esbarram ao tentar desviarem dos outros jovens.

Os livros de MICHELLE caem no chão junto com seu celular, NÁDIA se agacha para ajudar.

MICHELLE
(recolhendo seus livros)
— Não precisa me ajudar.

NÁDIA
— Mas eu vou…

NÁDIA apanha umas folhas aleatórias que haviam caído de dentro de um dos livros que MICHELLE carregava, sem querer NÁDIA percebe a palavra “aborto” escrita bem grande em uma folha dobrada ao meio. NÁDIA abre a folha, MICHELLE percebe e tenta tomar, mas a outra é rápida demais e levanta do chão.

MICHELLE fica encarando NÁDIA enquanto levanta de vagar, com olhar de culpa.

NÁDIA
(Olhando MICHELLE, sem saber o que pensar)
— É sério isso?

MICHELLE
(Voz fraca)
— Me devolve isso, é uma decisão minha!


MICHELLE tenta tomar a folha das mãos de NÁDIA, mas ela dá dois passos para trás.
NÁDIA fica em silêncio, em seguida se aproxima de MICHELLE.

NÁDIA
(Sussurra)
— Sabrina ou a Serena sabem disso? Elas vão… Vão te dar suporte nisso?

MICHELLE fica em silêncio.

NÁDIA
(Cont’)
— Você precisa que alguém te acompanhe. Não pode passar por isso sozinha.

MICHELLE
— Não tem ninguém para me acompanhar, eu tenho que fazer e sozinha.

NÁDIA
— Você corre risco de vida…

NÁDIA olha para os lados, em seguida segura MICHELLE pela sua mão e carrega para longe.

CENA 4 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

NÁDIA e MICHELLE entram, NÁDIA fecha a porta com uma vassoura que estava ali.

NÁDIA fica encarando MICHELLE.

MICHELLE
(Nervosa)
— O que você vai fazer?!

NÁDIA
— Sabe onde vai fazer isso? Como vai ser? É seguro?

MICHELLE
— Eu ia fazer em uma clínica que achei na internet, mas… O meu ginecologista vai fazer para mim, claro por um preço muito salgado, mas eu posso pagar…

NÁDIA
— Quer que eu te acompanhe?

MICHELLE
(Confusa)
— Porque você faria isso?

NÁDIA
— Não sei, tá bom? Eu acho que é… Acho que você não tem que fazer isso se é o que você quer, mas tipo… Não sei! Talvez porque somos mulheres e devemos apoiar uma a outra…

MICHELLE
— Eu não quero fazer isso sozinha e nem quero contar a Sabrina ou a Serena… Sabrina achou meu teste de gravidez, mas ela pensa que deu negativo, então.

NÁDIA
(Observando MICHELE)
— Eu te acompanho até essa clínica.

NÁDIA abraça MICHELLE.

CENA 5 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

MIRIAM, AUGUSTA e LEONARDO estão sentados em um dos bancos, conversando e comendo um saco grande de Cheetos, quando de repente aparece SABRINA segurando seu smartphone e com uma expressão de choro.

AUGUSTA olha preocupada para SABRINA e levanta rapidamente do banco, indo na direção da namorada.

AUGUSTA
(Sussurrando)
— Aconteceu alguma coisa?

SABRINA fica em silêncio o mostra a tela do aparelho.
SABRINA vê que estão compartilhando no Facebook um vídeo das duas se beijando.

SABRINA
(Voz chorosa)
— Se isso chegar nas mãos dos meus pais, eu vou estar morta, Augusta… Eles vão me expulsar de casa… Não sei o que eu faço!

AUGUSTA suspira sem ter o que dizer e em seguida abraça SABRINA com força. No fundo da cena, LEONARDO e MIRIAM ficam observando com curiosidade.

CENA 6 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

MIRIAM, SABRINA e LEONARDO estão sentados no banco, nesta ordem, AUGUSTA está de pé de frente para eles e ainda segura o smartphone de SABRINA.

MIRIAM
(Surpresa)
— Vocês estão namorando… Nossa, eu deveria ter sacado isso, mas não tinha pistas. Isso quer dizer que esconderam bem.

LEONARDO
— Será que quem espalhou esse vídeo, é a mesma que atacou Nádia e eu? Se for, é, com certeza, que é alguém aqui da escola, que sabe muito sobre a gente.

SABRINA
(Voz chorosa)
— Não é com isso que estou preocupada neste momento!

AUGUSTA
(Olhando SABRINA)
— Calma meu amor… Eu não tenho certeza que seus pais vão chegar a ver isso, não são ligados em internet. Vai para sua casa tranquila, eu falo com você mais tarde… (Agacha de frente para SABRINA) Eu vou dar um jeito de descobrir quem fez isso.

AUGUSTA encara SABRINA nos olhos e em seguida elas se abraçam.

CENA 7 – INT.DIA
CONSULTÓRIO MÉDICO.SALA DE ESPERA

MICHELLE e NÁDIA são as únicas sentadas nos confortáveis banco de espera, a RECEPCIONISTA está sentada atrás do balcão, lendo uma revista.

MICHELLE está nervosa, NÁDIA segura a sua mão em resposta.

NÁDIA
(Sussurra)
— Quer desistir?

MICHELLE nega com a cabeça.

MICHELLE
(Sussurrando)
— Não, eu tenho que seguir em frente. Tenho que ter coragem, meus pais não podem saber que fiquei grávida e muito menos o Matheus!

NÁDIA
(Sussurrando)
— Eu não vou contar para ninguém, não se preocupe.

MICHELLE suspira.

O GINECOLOGISTA entra na sala de espera.

GINECOLOGISTA
— Michelle… Michelle Yu?

MICHELLE levanta do banco e fica olhando para o médico, ainda nervosa.

CENA 8 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

AUGUSTA tentava ligar para SABRINA, mas sem sucesso. MIRIAM, LEONARDO e NÁDIA estão no fundo da cena, sentados no banco, também apreensivos.

MIRIAM
(Para AUGUSTA)
— Ela não atendeu ainda?

AUGUSTA se vira rapidamente para os seus amigos.
LEONARDO está olhando fixo para algo atrás de AUGUSTA, que a câmera não mostra.

AUGUSTA
— Não, nem me respondeu no WhatsApp… Gente, eu to muito preocupada com ela. E se os pais dela a aprenderam dentro de casa?

NÁDIA e MIRIAM olham para onde LEONARDO não tira seus olhos.

LEONARDO
— Eles não trancaram ela.

LEONARDO aponta para trás de AUGUSTA com a ponta do seu queixo.
AUGUSTA se vira rapidamente e vê SABRINA parada, com um olhar perdido e um roxo perto do pescoço.

AUGUSTA e SABRINA ficam se encarando, uma sensação de clima pesado se promove ali, as duas correm uma para outra e se abraçam, SABRINA começa a chorar.

AUGUSTA
(Abraçando SABRINA)
— O que fizeram com você?

SABRINA
(Abraçando AUGUSTA, chorando)
— Meu pai me bateu, depois ele me expulsou de casa…

FADE OUT

FADE IN

CENA 9 – INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE

MICHELLE está deitada em sua cama, passando mal e a suas mãos estão pressionando a região da sua cintura.

MICHELLE levanta com dificuldade e caminha até sua escrivaninha, pega o seu smartphone que estava ali e procura o contato de NÁDIA, escreve rápido e envia a mensagem, em seguida MICHELLE se joga na sua cama de novo, ainda com dores.

CENA 10 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO DOS FUNDOS

AUGUSTA está sentada no chão ao lado de SABRINA, que ainda está com uma expressão de tristeza em seu rosto. O silêncio predominava, até a AUGUSTA falar.

AUGUSTA
— Você pode ficar lá em casa, por um tempo… Eu sei que os meus pais não ligariam.

SABRINA suspira.

SABRINA
— Mas Augusto, eu não quero te incomodar.

AUGUSTA
(Sorrindo)
— Você nunca vai me incomodar, Sabrina… Você vai ficar lá em casa por um tempo e está decidido, okay?

AUGUSTA ri e SABRINA também, em seguida as duas se beijam e se abraçam.

SABRINA
(Sussurrando)
— Eu te amo.

AUGUSTA
(Sorrindo)
— Eu também te amo.

CENA 11 – INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE

MICHELLE ainda está deitada na cama. NÁDIA entra no quarto e fecha rapidamente a porta quando percebe que MICHELLE está com dor.

NÁDIA senta ao lado de MICHELLE na cama.

NÁDIA
(Observando MICHELLE)
— Meu Deus, Michelle… Você precisa ir ao médico, olha seu estado de dor.

MICHELLE
(Voz baixa)
— Não é nada… O médico falou que eu iria sentir dores por alguns dias…

NÁDIA
— Já faz quatro dias Michelle! Isso deveria ter parado!

MICHELLE
(Voz baixa)
— Por favor, eu não quero sermão ou solução… Eu só não quero ficar sozinha!

NÁDIA suspira.

NÁDIA
— E os seus pais, eles não desconfiaram de nada?

MICHELLE
— Eles acham que eu peguei alguma bactéria, tiraram suas próprias conclusões. Pode me fazer um favor?

NÁDIA
— Qual?

MICHELLE
— Tem uma receita de um medicamente perto do meu computador, pode comprar pra mim? Meu cartão está dentro da minha carteira e a senha é 2245.

CENA 12 – INT.DIA
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.SALA DE ESTAR

AUGUSTA está conversando com LUCIANA, sua mãe, sobre a situação de SABRINA.

LUCIANA está assustada com o que AUGUSTA lhe falava enquanto a câmera estava mostrando ambas de longe.

AUGUSTA
— Então mãe, a Sabrina pode ficar por aqui? Por alguns dias… Até que ela consiga um lugar melhor para morar, eu não sei direito.

LUCIANA
— Tudo bem minha filha, mas eu tenho que falar com o seu pai primeiro.

AUGUSTA sorri.

AUGUSTA
— Obrigado mãe… Você não tem noção de como isso é importante para mim.

AUGUSTA e LUCIANA se abraçam.

CENA 13 – INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DA MICHELLE

NÁDIA entra no quarto, segurando um saco de papel da farmácia e com um copo de água na outra mão, senta na cama ao lado de MICHELLE, que ainda está deitada com dor.

NÁDIA
— Eu comprei o remédio que você pediu, Michelle.

MICHELLE suspira e em seguida se ajeita na cama, ficando sentada. NÁDIA entrega uma pilula para MICHELLE, que a engole, depois o copo d’água.

MICHELLE bebe a água.

MICHELLE
— Acho que vou me sentir melhor… Espero que funcione mesmo.

NÁDIA
(Preocupada)
— Cara… Você tem que ir naquele médico de novo porque não deve ser certo essa dor continuar por tanto tempo!

MICHELLE
— Não! Não! Isso vai parar, eu sei… E outra, quem sabe eu estou sendo castigada pelo que fiz, né?

MICHELLE dá de ombros, NÁDIA fica a encarando sem acreditar no que disse.

NÁDIA
— Você não está sendo castigada, sua louca… Não fale mais essas merdas… Garanto que Deus tem mais com o que se preocupar do que com o teu útero!

MICHELLE
— Nádia…

NÁDIA
— Nada de “mas”. Michelle, você fez o que achou certo e agora são consequências, dolorosas? Sim, mas são elas… São só consequências.

MICHELLE
(Sorrindo para NÁDIA)
— Obrigada.

MICHELLE e NÁDIA se abraçam.

CENA 14 – INT.NOITE
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.QUARTO DE RODRIGO

RODRIGO está jogando videogame, com toda a concentração quando de repente o seu smartphone começa a tocar, ele fica desviando sua atenção entre o jogo e o aparelho celular, quando acaba perdendo a partida.

RODRIGO
(Sussurrando)
— Droga, droga… (Pega o smartphone e vê a mensagem) ISSO!

RODRIGO sai do seu quarto animado e correndo.

CENA 15 – INT.NOITE
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.CORREDOR 1

RODRIGO ainda animado bate na porta do quarto de AUGUSTA, três vezes.

AUGUSTA abre a porta do quarto, aparentemente ela estava dormindo ou fazendo outra coisa.

AUGUSTA
— O que foi?!

RODRIGO
— Conseguimos rastrear o IP do computador… É de um Cyber Café aqui da cidade.

AUGUSTA
(Confusa)
— Existem essas porras ainda?

RODRIGO
(Sorrindo)
— Sim, sim… E qual é a única aqui na cidade?

AUGUSTA fica em silêncio pensando, então sua ficha cai.

AUGUSTA
— Os pais da Serena gerenciam uma, não é verdade?

RODRIGO
— Pode ser um grande tiro no escuro, mas ela é uma suspeita no momento, tipo uma grande suspeita.

AUGUSTA
(Sussurra, pensativa)
— Me sinto em um episódio de Riverdale…

CENA 16 – INT.NOITE
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.QUARTO DE AUGUSTA

AUGUSTA e SABRINA estão sentadas na cama, RODRIGO está sentado na cadeira de girar da escrivaninha do quarto, os três conversam sobre como falariam com SERENA sobre as agressões virtuais.

SABRINA
— Acho que devemos esperar um momento certo.

RODRIGO
— E quando seria isso?

SABRINA fica pensativa.

SABRINA
— Ahm… Semana que vem, vamos ter as provas finais do primeiro trimestre… A gente pode confrontar ela aí, eu conheço a Serena e ela vai estar muito nervosa para pensar em qualquer outra coisa.

AUGUSTA sorri para SABRINA.

RODRIGO
— Okay, fazemos assim.

CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.FACHADA

LEONARDO e MATHEUS estão chegando na escola, quando ao ver HENRIQUE parado perto do portão LEONARDO para de andar, MATHEUS o encara preocupado.

MATHEUS
— Aconteceu alguma coisa?

LEONARDO
(Sussurrando)
— O que o Henrique faz aqui?

MATHEUS olha para onde o seu irmão também olhava.

MATHEUS
— Quer que eu faça ele sair daqui correndo?

LEONARDO nega com a cabeça.

LEONARDO
— Não, vai na frente e eu te encontro depois…

LEONARDO e MATHEUS voltam a andar, HENRIQUE vê LEONARDO e sorri.

MATHEUS entra na escola sem encarar HENRIQUE. LEONARDO fica de frente para HENRIQUE.

HENRIQUE
(Sorrindo de canto)
— Qual é? Você não fala mais comigo, gato.

LEONARDO ri.

LEONARDO
— Eu não sei exatamente o que você quer comigo, Henrique… Ás vezes você está todo interessado e outras… Não parece ligar muito pra mim.

HENRIQUE bufa e revira seus olhos.

HENRIQUE
— Mas qual o problema de ter um relacionamento que não seja rotulado? Podemos aproveitar um ao outro e ao mesmo tempo outras pessoas.

LEONARDO
— Mas isso não justifica você, às vezes, ser escroto comigo!

HENRIQUE
— Eu fui escroto com você por não ter te acompanhado até aqui aquele dia?!

LEONARDO
(Sussurra)
— Sim…

HENRIQUE segura o seu riso.

HENRIQUE
— Tá bom, olha só: Da próxima vez que a gente tomar café da manhã juntos, eu te acompanho até aqui e até andamos com nossas mãos dadas, que tal?

LEONARDO
— Não faça piadas disso.

HENRIQUE levanta suas mãos para o alto.

HENRIQUE
— Prometo… Agora, me dá um abraço… E um beijo.

HENRIQUE abraça LEONARDO pela cintura e em seguida os dois se beijam.

CENA 18 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

MICHELLE está de frente para o espelho, retocando o seu batom quando em seguida entra NÁDIA.

NÁDIA fica surpresa ao ver MICHELLE.

NÁDIA
— Então eu nem preciso perguntar se você já está melhor.

MICHELLE sorri ainda de frente para o espelho, depois se vira para NÁDIA.

MICHELLE
— Acordei sem dores hoje… Obrigada, você foi muito boa comigo, levando em consideração o meu comportamento no ano passado.

NÁDIA
— Águas passadas.

MICHELLE
(Sorrindo)
— Eu tenho que ir agora, a gente se vê mais tarde?

NÁDIA confirma mexendo sua cabeça.
MICHELLE sai do banheiro.


ELENCO DESSE EPISÓDIO:

Jeniffer Nascimento (Nádia)
Wendy Son (Michelle)
Giullia Buscacio (Augusta)
Alice Wegmann (Sabrina)
Nicolas Prattes (Rodrigo)
Rodolfo Valente (Leonardo)
Rafael Vitti (Matheus)
Camila Mendes (Miriam)

Juliana Silveira (Luciana)

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:


Marlon Teixeira (Henrique)

CONTINUA...

Comentários